Partilhar
sábado, novembro 28, 2009

pedras parideiras

o mistério e a fantasia
Mitos e lendas, ou simplesmente uma curiosidade, a que o Povo dá dimensão de universal sentir e a Ciência procura a explicação que nem sempre é conseguida



A magia, o mistério, a lenda vagueiam no planalto da Serra da Freita, para as bandas da povoação de Albergaria da Serra perto do ponto mais alto do maciço serrano. Por aqui passava em tempos idos a rota dos almocreves e recoveiros que atravessavam estes campos ermos com as suas caravanas de mulas ou cavalos. Nesta região faziam paragem para recuperar forças, das gentes e dos animais, encontrando abrigo numa estalagem de montanha no caminho de longas e perigosas viagens.

Nas proximidades da aldeia uma das mais vertiginosas quedas de água da península, a chamada Frecha da Mizarela, oferece-nos uma imagem de beleza única, inesquecível. Nos meses de invernia, quando o seu caudal é mais volumoso, o rio Caima, ainda próximo da nascente, precipita-se por abismo rochoso produzindo uma cascata de grande beleza.

Perto da povoação de Castanheira, do outro lado do rio Caima encontramos um dos mais raros fenómenos geológicos do Mundo. São as chamadas pedras parideiras, afloramentos graníticos que têm incrustados nódulos de biotite. Este mineral vai-se soltando da rocha-mãe por acção da erosão, libertando umas pequenas esferas escuras que parecem nascer da própria pedra.

A miudagem e o Povo em geral chamam “ovelhas” a estas pedras que a tradição designa por “jogas” e os cientistas por “encraves”.

O poeta Fernando Ramos cantou as “pedras parideiras” num interessante e bem ritmado poema que pode ser lido na íntegra em "Meus Livros" e que aqui, com a devida vénia, transcrevemos uma passagem...

“Na serra da Freita, vive a pedra mãe,
que anda a parir pedras como filhos
Elas são de granito e redondinhas,
que se apanham nos seus trilhos”

Fenómeno de granitização único no país e raríssimo no mundo inteiro. Situa-se em plena serra da Freita, no lugar da Castanheira, próxima da famosa Frecha da Mijarela ou Mizarela. Ao que se sabe, idêntico fenómeno só será conhecido numa região da Ucrânia.

As pedras parideiras são rochas graníticas com numerosos nódulos de coloração dourada que, em determinadas circunstâncias de temperatura, se destacam da rocha-mãe, jazendo então no solo às centenas.

Etiquetas:


Comments:
adorei saber desta lenda porque já conheci estas pedras tão famosas:) e como a natureza tem das suas!

Beijos
 
Coincidência hoje ouvi falar nessas pedras e fiquei cheia de curiosidade, em breve vaguearei por essas bandas..."pedras parideiras" aguardem-me...(nem te atrevas a ir lá sem mim)
Bjs
 
Querida Fatyly

A Natureza tem coisas maravilhosas e quase que inexplicáveis.

Beijinhos.
 
Querida Lilá(s)

Ele há cada coincidência....

Bora lá!!!!

Beijinhos.
 
Mais uma história super interessante esta que nos deixas. Não conhecia mas fiquei cheia de curiosidade. Bjs
 
Querida Sara

Curiosa história esta que tem muito de científico e também de tradição...

Um dia para lá viajarei...

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?