Partilhar
terça-feira, dezembro 01, 2009

lua azul

O mês de Dezembro deste ano de 2009 que hoje se inicia, pode designar-se por “mês da Lua Azul”, não porque iremos ter a possibilidade de ver a Lua colorida de azul mas porque durante este mês poderemos assistir a um fenómeno que apresenta algum grau de raridade, a muitas pessoas despercebido passará, devido ao facto de ser um mês de duas luas plenas.

É um fenómeno que só tem lugar com uma frequência de uma vez em cada dois ou três anos. Dois meses de “Lua Azul” no mesmo ano somente se verificam, em média, a cada 35 anos. O mês de Fevereiro, mesmo em anos bissextos, nunca poderá ser mês de Lua Azul.

Amanhã mesmo, dia 2 de Dezembro, a Lua será plena às 7 horas e 32 minutos (UTC), verificando-se uma segunda Lua Cheia no dia 31 de Dezembro, às 19 horas e 13 minutos (UTC). Festejemos, pois, o mês da LUA AZUL.

A designação de “Lua Azul” nasce, segundo alguns documentos existente, de uma discussão verificada em pleno século XVI em que uns afirmavam ser a Lua azul e outros, cinzenta. Porque azul nunca poderia ser passou a ter o significado de “alguma coisa difícil”. O significado de “nunca” ou “raro” passou com ligeireza para a raridade de duas luas cheias no mesmo mês.

Hoje em dia popularizou-se chamar “Lua Azul” à segunda Lua Cheia do mesmo mês, embora historicamente Lua Azul fosse a quarta Lua Cheia de um trimestre, marcado ao ritmo das estações do ano, no respeito pelos solstícios e pelos equinócios.

Etiquetas:


Comments:
Adorei conhecer esta raridade. Não conhecia este facto e só tive pena de ler este teu post já depois do dia 2. Fiacrá para a próxima. bjs
 
O que tu sabes homem de deus...já tinha lido mas só agora respondo. Ontem e como me levanto cedo lá fui botar os ôios no ceú e cadê a Lua Azul? Chovia a potes e a Lua devia estar a trocar de roupa atrás das nuvens:)

Agora é a 31 de Dezembro? já anotei!

Mas hoje está uma Lua meio sumida, talvez cansada de ter passeado por outras zonas com o seu manto azul:)
 
Querida Sara

Haverá sempre novas oportunidades... são fenómenos muito interessantes.

Beijinhos.
 
Querida Fatyly

Mais do que saber muitas coisas, estou sempre a aprender...

É a Oficina e os meus dilectos leitores que me incentivam a fazê-lo.

Beijinhos.
 
Como sempre vc de uma maneira gostosa nos traz conhecimentos muitas vezes despercebidos.Uma raridade
Abraços
ligia
 
Querida Lígia

Tuas palavras s~sempre de imensa amizade. Muito grato.

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?