Partilhar
segunda-feira, dezembro 28, 2009

o olhar único de um lobo

A existência do maior carnívoro de Portugal - o lobo, encontra-se ameaçada por sucessivas acções predatórias da responsabilidade dos seres humanos, quer provocando directamente a sua morte, quer destruindo o seu “habitat” e os seus meios de sobrevivência. A perseguição desenfreada conduzida pelo homem associa-se à ausência de presas silvestres e à destruição e à fragmentação dos seus locais de vivência.

Actualmente a população lupina ibérica encontra-se fragmentada em três núcleos: um no Noroeste da Península Ibérica (Portugal e Espanha); outro na região Sul do rio Douro (Portugal); e uma terceira na Serra Morena (Espanha).

A população de lobos ibéricos é reduzida, tendo o núcleo a Sul do rio Douro cerca de 6 a 8 alcateias, com uma média de 2 a 3 indivíduos por cada agrupamento familiar. É nestas situações da reduzida dimensão e de isolamento que a acção do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico se torna determinante para a preservação do lobo ibérico.




a minha "afilhada" Loba Murta


O Centro de Recuperação do Lobo Ibérico encontra-se instalado numa zona com óptimas condições para os lobos e para os visitantes, em terrenos situados no Município da Malveira, onde um grupo de voluntários dá a sua preciosa contribuição. As pessoas ou instituições podem (e devem) contribuir para os elevados encargos financeiros desta iniciativa, para o que existe um esquema de “apadrinhamento” dos lobos.

Para saber mais sobre o C.R.L.I. consultar: Centro de Recuperação do Lobo Ibérico

Etiquetas:


Comments:
Excelente post, Vicktor!
Os lobos não são vistos com bons olhos por uma grande parte das pessoas, bastante injustamente, na minha opinião. Mas, felizmente, ainda há quem proteja este lindo e nobre animal.
Ah e a tua afilhada Murta é lindíssima!
Beijinho,
Lena
 
Um animal que admiro precisamente por ter um olhar único e que o homem o abateu até quase à sua exterminação.

Parabéns pelo post!
 
A tua afilhada tem um olhar penetrante e belo! também sou "avó" há anos de uma suricata no jardim zoológico, nada que se compare claro mas bem fofinha...
Bjs
 
Adorei este post.

Também eu já escrevi sobre este ser fantástico e realmente inspirador.

Parabéns amigo.

Já agora aproveito para te desejar umas boas entradas neste novo ano que está a chegar.

Que sejam mantidas as "velhas" amizades aproveitando sempre as novas oportunidades, com muita saúde e boa disposição. Bjs
 
Querida Lena

É verdade o que dizes... mas quer no Centro de Recuperação como mesmo no terreno está a ser desenvolvido importante trabalho para defesa do Lobo Ibérico.

Há que criar incentivos governamentais para que os pastores não "ataquem" os lobos.

Um Ano Novo de 2010 muito feliz te desejo.

Beijinhos.
 
Querida Fatyly

Ainda estaremos a tempo...

Beijinhos.
 
Querida Lilá(s)

É muito importante essa tua acção... que muitos sigam o exemplo.

Beijinhos.
 
Querida Sara

O ano de 2010 vai ser um ano bonito para aprofundar amizades...

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?