Partilhar
terça-feira, dezembro 22, 2009

a sopa da pedra

Conta a lenda…

Um velho caminhante das terras do sem fim, andrajoso e cansado, sem forças e cheio de fome chegou a uma aldeia e procurou que lhe dessem algum comer. Tempo de míngua era esse que dificilmente encontrou resposta ao seu pedido.

Pediu, então, ao dono da casa de que se abeirou se lhe emprestava uma panela. Retirou do seu bornal uma pedra de alvura tamanha que ofuscava quem directamente a olhava e colocou-a dentro da panela, dizendo que já que outro alimento não conseguia que iria fazer uma “sopa da pedra”.

Perante o espanto da situação, o dono da casa permitiu que ele entrasse e que o seu lume de chão utilizasse para confeccionar a sopa. Acrescentou água à pedra que se encontrava no fundo da panela, enquanto dizia que algum tempero daria outro paladar à sopa. A dona da casa deu-lhe uma mão cheia de sal e o velho caminhante pediu algum unto ou chouriço que tornaria a sopa mais saborosa.

Para engrossar a sopa de pedra pediu algumas batatas e feijão mesmo sobras de anterior refeição. Para lhe dar mais cor, couves e cenouras… e alguma carne que havia sido no dia anterior cozinhada com o feijão.

O velho caminheiro partilhou aquela sopa, a “sopa da pedra” com os donos da casa que se deliciaram e antes de seguir caminho retirou a pedra do fundo da panela, limpou-a cuidadosamente e colocou-a no bornal para a “sopa do dia seguinte”.

No domingo passado comemos uma excelente “Sopa da Pedra” solidária com os mais desprotegidos que vivem no povoado de Vale Figueira, freguesia de Sobreda, concelho se Almada.




Notas:
1 - Existem registadas cerca de uma dezena de versões da “Lenda da Sopa da Pedra”, entre as quais uma que foi recolhida por Teófilo Braga.
2 – A Sopa da Pedra faz parte da cozinha regional portuguesa e, igualmente, brasileira, sendo servida em diversas localidades, com destaque para Almeirim, na sub-região Lezíria do Tejo, até Ao ano de 2002 pertencente ao Ribatejo.

Etiquetas: ,


Comments:
Adoro lendas e esta é uma pérola. Fizeste-me lembrar o meu avó que fazia uma sopa da pedra e metia mesmo uma pedra. Nunca me esquecerei daquele aroma e sabor:)
 
Querida Fatyly

A procura e interpretação das lendas é um trabalho aliciante.

Sopa da Pedra leva pedra mesmo... rsrs

Beijinhos.
 
Também gosto imenso de sopa da pedra, em tempos cheguei a ir comê-la em Almeirim, onde me deslocava propositadamente para isso, contudo, nem em todos os restaurantes era boa. Como-a bem melhor, por aqui, onde moro.
 
Querida Milu

Além de gostar muito de "Sopa da Pedra" esta teve um paladar especial pois foi um almoço com fins solidários.

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?