Partilhar
domingo, janeiro 17, 2010

bendito vinho tinto

Na tradição popular, fica a dúvida se de uma lenda se trata ou se é fruto da imaginação das gentes e das histórias contadas de geração em geração em noites de Inverno no aconchego das lareiras, foi há muitos anos padre no lugar de Muge, onde o Ribatejo ganha ares de além Tejo, um sacerdote que dava pelo nome de Pedro.

Na celebração da eucaristia sempre usava vinho da região, “sangue de Cristo” feito néctar dos vinhedos de Muge, especialmente aquele que era oriundo de uma determinada vinha da Herdade, onde a qualidade dos solos e a exposição ao Sol benfazejo lhe davam corpo e sabor como nenhum outro.

Ele próprio celebrava com libações frequentes a qualidade do vinho ao ponto da referida vinha ser conhecida pelos populares e pelos trabalhadores da Herdade como “vinha do Padre Pedro”.

Ainda hoje, o vinho produzido com a origem da uva amadurecida nesses terrenos, com o recurso às novas tecnologias mas mantendo sempre a integridade do que a Natureza produz, é considerado um dos melhores vinhos tintos da região ribatejana.

O nome passou do pároco para a vinha e desta para o rótulo da garrafa de vinho “Vinha Padre Pedro”.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?