Partilhar
domingo, janeiro 03, 2010

em 2009 gostámos…

O ano de 2009 que há pouco terminou resultou num verdadeiro corrupio para o pessoal da Oficina das Ideias, pois no decorrer do ano foram muitas as solicitações para as mais diversas actividades. Resolvemos, assim, apresentar-vos as nossas escolhas organizadas de acordo com as seguintes temáticas:
Festejos Populares e Tradicionais
Encontros e Colóquios
Espectáculos e Performativos
Sítios de Comida
Museus e Exposições
Viagens
Viagens Vínicas


Festejos Populares e Tradicionais
Festival de Concertinas em Barrenta
É uma atracção que vem do fundo dos tempos, é telúrica porque intensa, a partir de vales e serras, de maciços graníticos e calcários, e das gentes. Pouco mais de uma quarentena de pessoas são os habitantes da aldeia de Barrenta, no concelho de Porto de Mós. Anualmente aqui se encontram multidões ao som de um instrumento tão antigo como a própria aldeia: a concertina.
Barrenta, a aldeia com tamanho poder de atracção, situa-se num vale cavado entre serranias, donde se destacam pela sua grandeza e encantamento as serras D’Aires e dos Candeeiros que no seu interior profundo escondem maravilhosas grutas onde enormes estalagmites e estalactites marcam o caminhar dos tempos, milhões de anos de mistérios e de segredos.


Encontros e Colóquios
Fórum do Fado com Arlindo de Carvalho
Destino que também poderá ser fado, pois primeiro que o fado nasceu o fadista, como muito bem referiu um sábio destas coisas. Fadista que foi esculpido na luta, luta dura verdadeira entre homens, por um penetrante e belo olhar de mulher.
De tudo isto e muito mais nos falou Arlindo de Carvalho, o melhor autor e compositor da música portuguesa da última centúria, com mais de mil canções e fados cantados pelos maiores representantes desta musicalidade. Exilado por motivos políticos nos tempos da ditadura nunca foi um exilado social, vivenciando sempre o sentir da portugalidade.


Espectáculos e Performativos
Sonhos de Einstein, na Fundição de Oeiras
“…as pessoas passam pelo tempo ou o tempo passa pelas pessoas?”, uma eterna questão que muito tem a ver com “o tempo que passa” no sentir dos seres humanos e que de forma magnífica Einstein respondeu… ou não?
Integrado na Mostra Internacional de Teatro de Oeiras, o grupo brasileiro Intrépida Trupe apresentou no pavilhão da Fundição de Oeiras um espectáculo que “é a leitura de um grupo de actores-acrobatas que fala da física através da acção física” da obra de Alan Lightman “Sonhos de Einstein”.


Sítios de Comida
Galé dos Manos, no Calhariz de Benfica
Costuma muitas vezes dizer-se que uma boa comida faz bons amigos. Num número semelhante de ocasiões é afirmado que a reunião de um grupo de bons amigos dá origem a uma boa comida. Na verdade, o pleno é realizado na conjugação destas duas verdades, juntarem-se bons amigos à volta de uma boa comida, os olhos brilham deste bem-estar conseguido.
Numa zona tradicional da Lisboa ocidental, em sítios que já foram de quintas e palácios, de hortas e de piqueniques, onde na primeira metade do século passado havia corrupio na procura das típicas tascas dos arrabaldes, seis comensais, amigos sobretudo, entraram n’A Galé dos Manos e foram recebidos atenciosamente pelo senhor Jaime.


Museus e Exposições
Exposição de Saca-rolhas de Adolfo Roque
O Museu do Vinho Bairrada em Anadia apresentou pela primeira vez a público aquela que é a maior e mais importante colecção de saca-rolhas Portuguesa. Esta colecção pertencente aos herdeiros do Comendador Adolfo Roque encontra-se entre as maiores do mundo pertencendo ao clube estrito de coleccionadores a que estatutariamente somente podem pertencer os 50 melhores.
Esta valiosíssima colecção reunida pelo saudoso Comendador Eng. Adolfo Roque e cumprindo uma vontade sua, estará agora exposta no Museu por acordo entre os herdeiros da família e a Autarquia de Anadia. Esta exposição passará a integrar o espólio permanente do Museu o que constitui um enriquecimento do património material e imaterial da Anadia e de Portugal.


Viagens
Cruzeiro Ambiental no Douro Internacional
Manhã cedo, estômago reconfortado com um lauto pequeno almoço (desanuyo) tomado em terras de Muga, ao caminho nos fizemos com destino à Estação Biológica Internacional, situada a norte da barragem de Miranda do Douro e em cujo ancoradouro embarcaremos no navio ecológico “Escua”, com capacidade para 120 pessoas e equipado com os mais modernos meios de não intrusão no sistema ecológico
No tempo de espera de embarque, num amplo espaço debruçado sobre as águas tranquilas do rio Douro Internacional, podemos observar os cuidados que existem por parte desta parceria transfronteiriça, através do Centro de Turismo Ambiental Luso-Espanhol, a quem foi atribuído o 1º Prémio Nacional de Turismo, na manutenção da qualidade ambiental e da preservação dos meios naturais.


Viagens Vínicas
Quinta do Monte da Cal
Na tranquilidade de um entardecer que tempos de estio demoram a deixar chegar, da ampla varanda da Quinta do Monte da Cal, olhamos a imensa paisagem do norte alentejano até à linha do horizonte recortada pela serra de S. Mamede e apetece-nos estar, desejamos ficar…
No programa da nossa visita estava inscrita uma visita cuidada à adega, uma prova de vinhos, um repasto de degustação de produtos da região e uma visita (caminhar é preciso!) às vinhas. A passagem pelas varandas da Quinta tornou-se quase um ritual do dia. Sempre fomos acompanhados pelos aromas únicos da planura alentejana, pelos cálidos sons da música do norte de África, pelo esvoaçar das andorinhas e dos bandos de estorninhos e lá mais ao longe pela amplitude das asas de uma águia-real.


...mas no ano de 2009 gostámos, acima de tudo, da vossa presença e companhia

Etiquetas: ,


Comments:
Querido Vicktor como sabes sou novata nestas andanças de comunicar através da internet, como é que se faz para me poder juntar a vós?
Abracinho
 
E eu gostei de ler tudo que puseste ao dispôr nesses encontros e festejos.
Parabéns e obrigado.

Um Bom 2010 e que esta oficina continue a laborar em pleno!

Um abraço
 
Querida Maria Teresa

Já seguiu uma resposta "em directo".

Beijinhos.
 
Querida Fatyly

Seja 2010 tão intenso como foi o 2009 e terei um prazer grande em partilhar aqui os meus sentires.

Beijinhos.
 
Em 2009 gostei de muitas destas coisas e de muitas outras, algumas delas não tão fácilmente quantificáveis. No entanto, é sempre bom recordar o que tivemos de bom para ganhar com isso forças para lutar pelo que ainda vamos conquistar no futuro. Bjs
 
Querida Sara

Apresentei aqui, digamos, os "tops" dos eventos onde a Ofuicina participou.

Mas de tudo o mais importante foi uma intensa rede de amizade de afecto de bem-querer que desejo continue para o ano de 2010.

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?