Partilhar
segunda-feira, fevereiro 08, 2010

arriba fóssil da costa de caparica

A Arriba Fóssil, sobranceira às chamadas Terras da Costa é o mais característico elemento natural da região da Caparica. Trata-se de uma formação geológica invulgar, constituída por rochas sedimentares, possuindo as mais antigas cerca de 15 milhões de anos, com belas formas provocadas pela erosão, variegadas tonalidades ocre e as ravinas abundantes - boqueirões - coroadas de vegetação luxuriante.

É o testemunho presente de uma época em que a linha da costa se situava muito mais para o interior. Actualmente e devido à acumulação de grandes quantidades de areia junto à Arriba, o mar já não a atinge, sendo por isso designada por Fóssil. Para defesa deste património natural único foi legalmente constituída em 1984 a designada Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica.




A importância geológica da Arriba Fóssil é justificada pelo facto de ser constituída por uma sucessão de estratos de rochas sedimentares, das mais importantes da Europa Ocidental, caracterizados por um imenso conteúdo fossilífero.

Para além das características geológicas, muitos outros factores contribuem para que seja considerada um dos principais pólos de interesse natural da região. Possui locais muito favoráveis para a alimentação, reprodução e repouso de aves de rapina, de entre as quais se destacam a águia-de-asa-redonda, o peneireiro-comum, o mocho-galego e a coruja-do-mato. A variedade da fauna é completada com outros animais, desde o rato do campo ao coelho, da perdiz ao pintassilgo.

As matas da Arriba são um local privilegiado de passagem para as aves migratórias, sendo ainda de assinalar a presença de uma importante colónia de corvídeos, com relevo para as famílias de corvos comuns, caracteristicamente constituídas por três elementos. Pode-se igualmente observar e admirar na zona envolvente a Reserva Botânica da Mata Nacional dos Medos, também conhecida por Pinhal do Rei, o qual foi mandado semear pelo rei D. João V, com o objectivo de impedir a progressão das areias dunares para o interior.

No perímetro da Arriba Fóssil são visíveis os marcos com o símbolo da Casa de Palmela, ao longo da antiga estrada que o monarca utilizava nas suas deslocações de Lisboa para o Castelo de Palmela.




Neste importante espaço natural podemos encontrar, ainda, a Mata das Dunas da Costa de Caparica e Trafaria, na base da arriba, perfazendo com a Mata dos Medos, cerca de 600 ha. de área florestal que proporcionam bons momentos de repouso em contacto directo com a Natureza.


Etiquetas: , ,


Comments:
Parabéns pela publicação deste texto sobre esta arriba fóssil. A nível geológico ( e não sou) é muito importante e bastante conhecida, pelo menos nos meios académicos.
Abracinho
 
Gostei de saber mais sobre o que às vezes aprecio e quando vejo a construção feita cá em baixo e bem perto da arriba fóssil penso tantas vezes... um dia a casa vem abaixo.
 
Oi Vicktor
Que bom saber mais sobre áreas protegidas e que bonita deve ser.Boa sua informação sobre porque fóssil e não viva. Gosto muito de seus textos que aumenta meu conhecimento .
Obrigada
abraços
 
Querida Maria Teresa

É realmente muito conhecida e vivê-la é um encanto.

Beijinhos.
 
Querida Fatyly

Tens razão quanto às construções não só na base como no topo da falésia...

Ando por lá muitas vezes e até me arrepio como deixam construir ali...

Beijinhos.
 
Querida .Lis

Também eu estou sempre a aprender com as leituras que vou fazendo..

Ainda no sábado passado fiquei a saber que somente depois do Terramoto de 1755 as areias do Grande Areal da Costa de Caparica tomaram a configuração actual permitindo as artes piscatórias.

Beijinhos.
 
Que belo passeio este que fiz aqui contigo... Bjs
 
Querida Sara

E que excelente companhia a tua...

Beijinhos.
 
Olá de novo, Victor!

Há cerca de 15 dias tive o prazer de ver pela primeira vez a Arriba Fóssil da Costa da Caparica (assim como a Fonte da Telha e a respectiva praia, do texto acima), aquando do encontro de coleccionismo do Lavradio, em que esperava tê-lo visto.

Fiquei encantado. Caminhámos um pouco pela Mata dos Medos, antes de descer à praia da Fonte da Telha. Belíssimo. Voltaremos!

Um abraço
 
Amigo Rui

Não me foi possível estar presente no Lavradio.

Tenho pena de os não ter acompanhado nessa caminhada. Ainda bem que gostaram. Da próxima avisem que tb iremos.

Abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?