Partilhar
quinta-feira, fevereiro 11, 2010

o mel da arriba fóssil

É gostoso e vitaminoso. O mel saboreia-se todo o ano, embora muitos, só dele se lembrem nas noites frias de Inverno.

Na região da Costa de Caparica proliferam colmeais, localizados, curiosamente, nos extremos Norte e Sul da Área Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica. E, pela riqueza da flora, de influências atlântica, mediterrânea e continental, produzem mel de extraordinária qualidade.




João Santos, jovem apicultor que lado a lado com o oficial do mesmo ofício João Ferreira Marques explora dois parques com cerca de 30 colmeias, explica: "Com forte incidência de tomilho e rosmaninho, as abelhas das colmeias da Fonte da Telha, instaladas na falésia junto à torre de vigia do Cabo da Malha, produzem um mel mais escuro, de tonalidade âmbar." Por outro lado "o colmeal situado na Raposeira, sobre as Arribas da Trafaria, baseia a sua alimentação na multiflora onde aparecem espécies botânicas variadas como o funcho, o trevo, a acácia, o eucalipto e o cardo, pelo que o mel é de uma tonalidade dourada muito claro.".

Estes colmeais tiveram a sua origem no trabalho desenvolvido pelo velho Gouveia que cuidava do apiário dos Serviços Florestais das Matas Nacionais.

Etiquetas: ,


Comments:
Desconhecia totalmente a produção deste mel.
Abracinho
 
Já conhecia apesar de eu detestar mel:)
 
Querida Maria Teresa

A produção é reduzida e muito artesanal. Mas é um mimo.

Beijinhos.
 
Querida Fatyly

Vale muito pelo significado que tem... em plena Arriba os "cortiços" por aqui e por ali.

Beijinhos.
 
Eu não gosto de mel e só o uso como medicamento em periodos de resfriado. No entanto, reconheço o seu valor e acho incrível a sua produção.

O meu pai em tempos teve umas quantas colmeias e era sempre com muito agrado que via o desenrolar desta maravilha da natureza. Bjs
 
Querida Sara

É toda a organização e o labor de uma colmeia que me encantam...

Sempre que vejo uma colmeia, isolada que seja, gosto de a fotografar.

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?