Partilhar
terça-feira, março 30, 2010

as sátiras de elmano sadino

elmano sadino
Apontamentos dos quereres e sentires do poeta de Setúbal, Manuel Maria de Barbosa du Bocage, na procura de uma verdade impossível de encontrar, o rumo da sua vida. Transcrição de sonetos e de poesias eróticas, burlescas e satíricas



As sátiras de Bocage projectam-no para um reconhecimento que nunca antes teria sido pensado. Em 1791 publica o primeiro tomo da Rimas, e é considerado o máximo na má-língua dita de forma única.

O seu reconhecimento vem provocar divisões entre apoiantes e detractores. Do seu lado estão os futuros tertúlios da Tebaida da Mãe de Água, padrinhos literários de Alexandre Herculano. É proclamado o poeta da Europa por um empresário de teatro na rua de S. José na baixa lisboeta.

Contra si estão os que Bocage chama de “corja vil”, no comando do seu inimigo figadal o Padre Caldas.


Retrato de Bocage, Máximo Paulino dos Reis, 1799


A polémica embravece com um nunca mais acabar de sátiras onde Bocage é acusado, provavelmente com razão, de levar uma vida desbragada rodeado de mulheres da vida e com noites mal dormidas e bem bebidas.

Bocage acaba por ser expulso da Nova Arcádia, aliás desde ha muito havia deixado de frequentar a Casa do Conde de Pombeiro. Contudo a guerra é uma guerra de foguetório, com mais canas do que pólvora. Intimidade espiritual tem Bocage com a Marquesa de Alorna que lhe dá motes e protege a sua pobre irmã, Maria Francisca.

Soneto 53

Tenta em vão temerária conjectura
Sondar o abismo do invisível Fado,
Que, de umbrosos mistérios enlutado,
Some aos olhos mortais a luz futura.

Presumia (ai de mim!) vendo a ternura
Daquela, que me trouxe enfeitiçado,
Presumia que Amor tinha guardado
Nos braços do meu Bem minha ventura.

Ó Terra! Ó Céu! Mentiram-me os brilhantes
Olhos seus, onde achei suave abrigo:
Quão fáceis de enganar são os Amantes!

Humanos, que seguis as leis, que sigo,
Vós, corações, que ao meu sois semelhantes,
Ah! Comigo aprendi, chorai comigo.

Etiquetas: , , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?