Partilhar
quarta-feira, março 10, 2010

cumplicidade da lua

Quando me perco longamente a observar a maravilhosa Lua, especialmente, como ainda ontem aconteceu, e hoje mesmo, em todo o seu esplendor de Lua Cheia sinto sempre a magia e o mistério que o satélite da Terra envolve e transmite e quanta ilusão me causa nos sentidos. Quantas vezes vejo nela reflectida a imagem de ente querido na perfeita sensação de que nesse mesmo momento também ela olha a Lua com ternura.

Para além deste sentir que muitos chamarão romântico mas que penso ser muito mais do que isso, interrogo-me amiúde porque razão hoje se me apresenta como um disco enorme quando antes ocupava no firmamento um exíguo espaço.

Encontrei uma explicação científica no sítio do Observatório Astronómico de Lisboa quando aí é afirmado:

“Já presenciou certamente noites em que a Lua parecia ter um tamanho gigantesco. Trata-se de uma ilusão de óptica que ocorre quando a Lua está baixa no horizonte.

Nesta situação o cérebro é enganado porque vê a Lua próxima de objectos na Terra com dimensões que bem conhecemos, como casas, árvores, etc.

Quando a Lua se encontra alta no céu, não há pontos (objectos) de referência para o cérebro poder usá-los na construção de uma imagem (cerebral) em que coloca os objectos-imagem com tamanhos proporcionais e relativos às distâncias percepcionadas, obtidas por sequência de posições sucessivas e tamanhos angulares aparentes. Se esta explicação não o satisfizer, sugerimos que tire as suas dúvidas de uma forma prática. Fotografe a Lua quando esta nascer e tire outra fotografia mais tarde quando já estiver mais alta no céu. Assim poderá comparar o tamanho da Lua nas duas imagens.

Esta ilusão costuma ser mais notada quando na fase de Lua Cheia, porque nessa situação a Lua nasce ao pôr-do-sol e encontra-se completamente iluminada”

Quanto á razão do meu sentir, do diálogo que mantenho com a Lua, da cumplicidade com que ela me transmite imagens do meu desejo mais sublime, para isso não existe explicação científica, por certo.

Etiquetas: ,


Comments:
Por certo, nao existe explicação pra esse tipo de diálógo, esses devaneios que conheço bem rsrs também já presenciei a lua iluminando meu chão, é bem a nossa cara,Vicktor romantiocs incorrigíveis rs.
Quem tem cumplicidade com a lua ,guarda na alma sentimentos bons e certamente há de compartilhar com a amada esse luar.
abraços, boa noite , Vicktor
 
Querida .Lis

Olhar o luar é, na realidade, partilhá-la com o ente amado...

A cada momento...

Beijinhos.
 
Sem duvida, a Lua é muito nossa cumplice e se falasse muita coisa teria para contar. Bjs
 
Querida Sara

Mas não conta... pois é também uma confidente única.

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?