Partilhar
segunda-feira, março 15, 2010

encantamento da adolescência

- Tu eras um menino da cidade e eu uma moça do campo...
- Em todos estes sempre esperei um dia ver-te na televisão entre toda aquela gente que por lá passa... E agora, aqui!!

Foi um reencontro, passados mais de quarenta anos. As palavras são sempre poucas quando a emoção é muita. Muitas ficam sempre por serem ditas, porque a seu tempo, o tempo de dizê-las já passou e pelo natural recato das pessoas nunca mais serão ditas.

Os olhos têm o brilho de sempre quando diz:
- Esta é a minha filha Isabel...
- És linda Isabel, como lida sempre foi a tua mãe desde que a conheci... não resisti a responder.

Uma lágrima teimosa impede que algo mais seja acrescentado neste diálogo circunstancial. É desnecessário que algo seja acrescentado.

Saído de uma doença pulmonar naquele ano primeiro da década de 60 do século passado, a recomendação do meu médico assistente lá “fui a ares” para o campo pois praia nem dela me aproximar naquelas circunstâncias. Fui encaminhado para uma pequena aldeia nas faldas da Serra de Montachique, Sapataria de seu nome, terra de gente boa e honesta.

Encontrado o quarto de aluguer na casa da Ti Genoveva, foi a ida, acompanhado como sempre acontecia da minha avó materna, a vó Esménia, e o acolhimento como se de família chegada fizéssemos parte.

A casa térrea à boa maneira da tradição saloia dos arrabaldes campesinos de Lisboa, a estrada que já serviu aos exércitos de Junot e de Wellington na batalha das Linhas de Torres e agora do “lá vai um”, os carros de bois com os rodados a rangerem madeira com madeira e as vacas de leite mugidas com arte diariamente, as hortas com leiras imensas de feijão verde encarrapitado.

E as gentes...

Mesmo ao lado num enorme casarão de gente por certo com haveres, vivia a afilhada da Ti Genoveva, mais o marido e o pai, o filho Heitor já na labuta do dia-a-dia e a sua filha Zulmira, moça da minha idade, nos nossos quinze ou dezasseis anos.

- Tu eras o menino da cidade e eu a moça do campo...

Etiquetas: ,


Comments:
Realmente botas ternura comovente no que escreves:) e identifiquei-me com o texto porque há uns anos também já reencontrei um amigo de infância, meu namorado quando tinha 10 anos:) e nem queria acreditar e sabes como o reconheci? pelo filho na altura com 8 anos...tal pal, tal filho. Foi uma festa e felizes dos que podem dizer: "eu vivi o encantamento da adolescência":)

Parabéns e nunca deixes de escrever.
 
Como é bom recordar estes doces "encantamentos" e sonhar...
Bjs
 
Querida Fatyly

São reencontros de memórias... e de profundos sentires.

Beijinhos.
 
Querida Lilá(s)

Recordar é tornar a memória viva.

Beijinhos.
 
Também tens baú de memórias e bem ternurento...
Abracinho
 
Que belas recordações e que felizes reencontros com as nossas memórias. Bjs
 
Querida Maria Teresa

É um baú qe de vez em quando me dá prazer abrir...

E partilhar.

Beijinho.
 
Querida Sara

É impressionante como revivemos memórias de há 50 e mais anos...

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?