Partilhar
sábado, março 20, 2010

festejar os afectos

Inicia-se hoje a Primavera no hemisfério Norte, Equinócio da Primavera, quando o dia tem a mesma duração da noite e em que faltam 287 para labutar até ao final do ano. Às 17 horas e 32 minutos é o início cósmico da Primavera em terras de Portugal. Momento mágico que é tempo de cumplicidade com os prados cobertos de amarelas flores que mais logo tomam os tons de lilás que são colhidas pelas ninfas para enfeitarem seus cabelos.

Rolando nas estradas da Caparica, da “Capa-Rica” da lenda, pude observar e sentir o equilíbrio que a Natureza mostra ter nesse momento. Estamos a viver o Equinócio da Primavera, tempo de renovação, de crescimento a caminho da maturidade, dos frutos saborosos. Época de sementeiras do trigo, da aveia, do centeio e da cevada.

Em termos esotéricos e da tradição este é o início do tempo de procurar a verdade da vida e de nos libertarmos das mentiras acumuladas no ano que passou. É o momento da purificação do corpo e do espírito. É época de recomeçar. É tempo de energia abundante, de intensidade e de persistência para atingirmos os nossos objectivos. É a época da dádiva espiritual e material.

Em astronomia, o equinócio é definido como um dos momentos em que o Astro-Rei, na sua órbita aparente vista da Terra, cruza o equador celeste, a linha do equador terrestre projectada na abóbada celeste.

Os antigos gregos, egípcios, sumérios, babilónios e celtas foram povos que agradeciam à "mãe terra" tudo o que ela lhes oferecia: alimentos, curas e riquezas. E agradeciam com festividades e cerimónias que eram realizadas no início e final de cada estação, ou seja, nos equinócios e solstícios. A Primavera, em quase todas as tradições, é tida como a fase de fertilidade e beleza da Natureza, é quando todos os seres, plantas e animais, acordam de seu repouso (inverno) para um novo ciclo de produtividade.

O Sol vai aproximar-se trazendo consigo o Verão tão desejado na costa lusitana, que os corpos estão sedentos de serem beijados pelo Astro-Rei, dando-lhes tons cobreados que trazem à memória tempos de nomadismo, caminhos percorrido de terra em terra na busca do espaço prometido.

Nesta terra lusitana, vão imperar as tonalidades de verde e amarelo, depois salpicos de lilás e de vermelho. Do outro lado do Atlântico, que é estreito para a vontade indomável de povos que se querem bem, o castanho e o doirado tomam o lugar que há pouco deixaram em Portugal, no eterno ciclo das estações do ano.

É quando tudo se enfeita e se torna belo e fértil, para garantir a frutificação. Não é sem sentido que a Primavera é considerada a mais bela estação do ano.

"Vai-te ao longo da costa discorrendo,
E outra terra acharás de mais verdade,
Lá quase junto donde o Sol ardendo
Iguala o dia e noite em quantidade."
Lusíadas, II, 63.


A Primavera é tempo de afectos...

Etiquetas: , ,


Comments:
Hoje decidi festejar...comprei flores lindas! havia pouco sol mas é tão forte o desejo de que a Primavera venha que nada melhor que plantar flores...vais ver em breve o meu jardim vai estar lindo.
Bjs
 
Querida Lilá(s)

Tenho a certeza que sim... Mais cor e aromas deliciosos.

Beijinho.
 
Tens toda a razão.

A Primavera liberta-nos. Ficamos mais soltos e mais predispostos para os afectos.

Existem toda uma ampla variedade de sensações que nos despertam todos os nossos sentidos: São as cores, os sons, os cheiros e a boa energia. Pelo que é isso mesmo, só temos que a festejar. Bjs
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?