Partilhar
terça-feira, março 02, 2010

lenda do rei wamba - castelo de ródão

lendas das terras visitadas
De medos e fantasias, de desejos e imaginação, criaram-se em tempos imemoriais estórias que a razão desconhece. No aconchego da lareira ou na árdua labuta diária, quantas vezes de sol a sol, foram percorrendo os saberes de gerações. O viajante andarilho recolhe e partilha as “lendas das terras visitadas” ouvidas às suas gentes



Nas Portas do Ródão, na margem norte do rio Tejo, viveu num pequeno castelo um rei visigodo da Hispania, de nome Rei Wamba, que reinou entre 672 e 680, sendo um guarda avançado da Egitânia (hoje Idanha-a-Velha, “Civitas Igaeditanorum”) pois do outro lado do rio o território era pertença de um rei mouro.




A mulher do Rei Wamba perdeu-se de amores pelo rei mouro e este, para a raptar ao seu marido, pretendeu construir um túnel que passava sob o rio Tejo. Tendo-se enganado nos cálculos, o buraco saiu acima do nível das águas do rio, pelo que o Rei Wamba ficou a conhecer as intenções do rei mouro.

Contudo, o Rei Wamba sabendo da grande paixão de sua mulher pelo rei mouro, a este a ofereceu como presente. Para a entregar e evitar alguma cilada, atou-a a uma mó de moinho e fê-la rolar na direcção do rio Tejo.

Ainda hoje são visíveis no local o buraco erradamente feito pelo rei mouro e o caminho por onde rolou a mó com a mulher do Rei Wamba, onde nunca mais voltou a nascer qualquer vegetação.

Etiquetas: , ,


Comments:
Que fiasco hem Vicktor.
E que rei mais gentil ! so não precisva jogar a pobre mulher rio abaixo rsrs
Muitas vezes as lendas tem um fundo de verdade .
boa noite
abraços
 
Francamente, parece-me grande hipocrisia essa do rei dizer que entregava a mulher e , no fim, de a ter certamente liquidado. Mais uma vez se vê o papel a que as mulheres na sua maioria têm estado votadas.
Afinal, não era mais fácil simplesmente a rapariga ir ter com o homem que amava? Assim não era preciso nem túnel, nem mó, nem preocupações inúteis...
Bjs
 
Querida .Lis

Que se poderia eserar de um visigodo?

Aiunda por cima com um castelito tão pequenino, já nesse tempo o tamanho contaria... rsrs

Beijinhos.
 
Querida Rita

É bem verdade... hoje com toda a evolução da sociedade (?) ainda é necessária uma "lei de quotas"....

Aqueles tempo eram tempos de traição... com o rio ao meio como saberiam de tamanho amor?

Beijinho
 
Como entendo a mulher do Rei Wamba ...apesar de tão trágico fim...
 
Querida Nour

Também eu valorizo o teu sentir... o meu coração a puxar para levante.

Beijinhos.
 
Gosto muito de conhecer estas lendas e Estórias. No entanto, devo confessar, que existem umas mais interessantes que outras mas é como tudo: outros tempos... Bjs
 
Querida Sara

Assim me contaram...

Não me agradam tais métodos... acho que se a situação fosse ao contrário, o mouro não agiria assim...

Beijinho.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?