Partilhar
domingo, março 07, 2010

n'a brasileira do chiado

...Por fim, a conversa que tive oportunidade de escutar, pois quer queiramos quer não, sempre somos levados, numa ou noutra circunstância a ouvir o que se conversa na mesa ao lado ou de quem como nós se "encosta" ao balcão. Especialmente, se ouvimos uma palavra ou uma frase chave de um tema que nos interessa. Foi o caso. E a frase chave “sabes qual a origem do nome bica dado a uma chávena de café?”. Pois fiquei atento. Então ouvi o desenvolver de uma teoria feito por um homem já idoso, talvez nos seus 70 anos. Foi uma explicação quase técnica que vou procurar reproduzir.




“Noutros tempos o café era preparado nas chamadas cafeteiras onde a água fervente dissolvia o café moído, outras vezes a cevada, para o chamado “café de cevada”. Preparava-se, então, uma beberagem onde o café não dissolvido se formava nas chamadas “borras”, tão amargas e tão incómodas. Mais tarde, para resolver esse problema surgiram os “sacos” porosos que serviam para coar o café, evitando, assim as borras. Ainda hoje quem aprecia o designado “café de saco” recorre a esse tipo de aparato, embora, com desenho e funções bem mais avançadas.”

Etiquetas: ,


Comments:
Sai um cafézinho aí, Vicktor?
bem quentinho, da hora rsrs, vai oferecer? rs
Gosto também quando mostra uma fotinha sua , assim descontraído numa cafeteria .Se estivesses no Brasil certamente estaria a beira mar , a tomar uma água de coco ou um sorvete, o calor voltou , o bom é todas as tardes chove um pouco e a temperatura fica mais agradável.
meus abraços
 
Iria jurar que te vi nesse balcão! que coincidência! seria alguém muito parecido?
Bjs
 
Querida .Lis

Um cafezinho sabe sempre bem... tomo-o sempre sem açúcar... vem cá beber um connosco!!!

Quem me dera estar no Brasil... nem me fale!

Beijinhos.
 
Querida Lilá(s)

Alguém muito parecido... teria sido o meu amigo/irmão/gémeo Olho de Lince?

Um beijinho.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?