Partilhar
quarta-feira, março 24, 2010

o castelo de evoramonte

nos caminhos do património
visitar o património construído, castelos e santuários, duas faces duma mesma verdade, e ouvir as estórias da sua construção e o sentir das pessoas que por o conhecerem tão de perto por vezes esquecem o seu real valor



Ergue-se altaneiro em um dos pontos mais elevados da serra de Ossa desde tempos imemoriais. Na época da Reconquista foi tomado aos mouros pelas tropas do lendário Geraldo Sem Pavor, cerca do ano de 1160.

No tempo de D. João I passou para a posse de D. Nuno Álvares Pereira, senhor de todas as terras ao sul do rio Tejo, que aos domínios da Casa de Bragança viria posteriormente a pertencer.

Castelo da Paz, é designação de merecimento e de turístico cartaz, por na povoação ter sido assinada a “Concessão de Evoramonte”, datada de 26 de Maio de 1834, que pôs termo à guerra fratricida entre as tropas tradicionalistas de D. Miguel I e as tropas liberais de D. Pedro IV.










Etiquetas: ,


Comments:
Não me lembro de o ter visto.
Há tanto para se ver no nosso país, e eu mem sempre penso nisso.
Abracinho
 
Conheço muitos Castelo mas este não conheço... ainda.

O nosso país esta pejado de coisas lindas para ver. Basta ter vontade e estar atento. Bjs
 
Querida Maria Teresa

Merece uma visita. Fica relativamente perto, no concelho de Estremoz. Muita gente não o visita pois actualmente as vias de comunicação principais (AE) passam-lhe ao lado.

Beijinho.
 
Querida Sara

Não fica a jeito das estradas principais mas merece o desvio... saída para Montemor e, depois, a estrada para Estremoz.

Merece mesmo uma visita.

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?