Partilhar
terça-feira, abril 13, 2010

a casa dos amuos

Nos séculos XVIII e XIX, é conhecida a posição pública recatada e submissa das mulheres, independentemente da classe social, aparecendo sempre um pouco como a sombra do marido, ainda hoje se afirmando indevidamente “por trás de um grande homem está sempre uma grande mulher”. O caminhar a vida lado a lado é, sem dúvida, a melhor forma.

Contudo, é conhecida quanta importância e mesmo determinação tiveram as mulheres na condução dos negócios e mesmo da política nas sociedades tradicionais de então. Foi o que aconteceu e está historicamente registado aquando da explosão vinícola das zonas do Douro e do Minho nos tempos do Marquês de Pombal.

Recentemente, levados por mão amiga e conhecedora, visitámos na Quinta da Aveleda um espaço algo reservado e pouco falado a que chamam “a Casa dos Amuos”. Dizia esse meu amigo que conta a tradição que nesta casa bem no interior dos jardins românticos da Quinta se recolhiam as damas da casa quando amuavam com seus maridos.

Versão da tradição, machista sem dúvida...

Dei comigo a pensar se não seria na chamada “Casa dos Amuos” que se juntavam as senhoras da região e longe das vistas de seus maridos acordavam as estratégias a seguir nos negócios e na política de então.


Etiquetas:


Comments:
Fico com a sua imaginação mais apurada Vicktor
mulheres quando amuadas costumam empregar toda sua sabedoria pra destronar maridos corruptos, que àquela ocasião já se destacavam rsrs
obrigada pela defesa do gentil cavalheiro. rs
abraços
 
Muito interessante. Não conhecia.

Gostei do conceito.

De facto, as mulheres tiveram que aturam durante milénios caprichos menos positivos dos homens sem poderem dizer nada. Esta casa devia ser um bom ponto de encontro para desabafar e restabelecer a calma e apesar de já termos, nós mulheres, conquistado muitas coisas, ainda existe muita coisa por fazer :)

Sejam para elas ou para eles, deviam existir mais "casas de amuo" e menos agressões efectivas. Bjs
 
Querida .Lis

Sou da colheita da primeira metade do século passado, mas sempre considerei as mulheres em primeiro plano. Por direito próprio.

Beijinhos.
 
Querida Sara

Estou convencido que nas "casas dos amuos" se estabeleceram importantes estratégias para o desenvolvimento do País.

As mulheres souberam desde sempre qual o melhor caminho para resolução dos problemas. Se mais não fizeram é porque a sociedade não lhes permitiu.

Beijinhos.
 
Querido amigo Vicktor!

Também aqui estive com um pequeno grupo de Ingleses em visita há cerca de dois anos.

Tenho publicadas várias fotos, interessante não é?

Agora, essa razão para o nome "a Casa dos Amuos" .... não sei não.

Segundo a guia de então, aquela era a Casa do Chá, e segundo a mesma, ali se juntavam só senhoras sim, para o dito "chá sem fumo".
Servido em porcelana finíssima e em amena cavaqueira, ali se passavam muitas e boas horas degustando os melhores vinhos da região e não só.

Será???
Acho que bem pode ter sido, mas gosto da versão que apresentas.

Beijinhoa

 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?