Partilhar
sexta-feira, abril 23, 2010

sant jordi dos namorados

Desço as Ramblas de Barcelona perdido no sonho imaginado de que poderei cruzar-me com a Faíza, a menina dos escritos do meu encantamento, com a Montse, corpo belo e cara angelical ou com a Marisa, uma mulher que me fez adorar as barcelonesas. Caminho sem pressas, a Diagonal que sempre cruzou a minha vida já ficou para trás e a estátua de Colón já ali de seguida com o Mediterrâneo à vista. Inalo o perfume único das buganvílias e das lindas mulheres com que me cruzo.

Imagino que me encontrarei com Gaudí tantas são as marcas que deixou na capital da Catalunya. Na verdade, cada marca é um sinal, um signo que ajudará a desvendar o mistério que envolve toda a sua obra. Sinto no meu corpo a marca de um dos seus “sete sóis” perpetuada numa tatuagem em lugar recôndito.

Hoje é um dia muito especial. Celebra-se Sant Jordi, o nosso São Jorge do castelo e dos dragões, que da Catalunha é o patrono e dos enamorados o protector. O dia em que os homens oferecem à mulher amada uma rosa. Tradição entre os namorados, o tempo tornou-a extensiva às filhas, às avós e às colegas. E, muito em especial, às amigas de verdade.

As mulheres, contempladas com tão bela e ternurenta oferta, elas próprias maravilhosas rosas de um jardim imaginário, retribuem a flor recebida com a oferta de um livro. Sensibilidade e cultura de mãos dadas.

Hoje é o verdadeiro Dia dos Namorados, no seu mais sentido significado de “todos que se querem bem”, que se gostam, que se respeitam e que juntos caminham a cumplicidade vida, muitas vezes a milhares de quilómetros de distância.




Aqui deixo uma rosa para a Teresa - minha mulher, para a Lila – amiga do coração que adora a cor lilás, para a Mikah - minha comadre especial, para para as queridas Montse, Marisa, Cori e Faíza - meus sentires na Catalunha, para a Nour - querida amiga levantina das "mil e uma noites", para o outro lado do mar, a Lualil, a Claudia, a Cathy, a Lis, a Lígia, a Gwen, a Rosan, a Sayonara, e a Yonara, para a Alfonsina e a Liliana, lá para os lados do Caribe, aqui à minha beira, para a Sara, a Catarina, a São, a Ana, a MagyMay, a Rita, a Margarida, a Maria Teresa, a Fatyly, a Susana, a Mariazita, a Fernanda e para TODAS as minhas amigas, para TODAS as mulheres do Mundo, especialmente para as que sofrem as agruras das “civilizações”.


Em 1995 a UNESCO por proposta da Generalitat de Catalunya instituiu o dia 23 de Abril como Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Etiquetas: , ,


Comments:
Ontem por ter tido "missão Bó:)" não li este post que desconhecia por completo.

O meu maior obrigado pela rosa e acredita que gosto imenso de vir aqui e disfrutar tudo que nos apresentas, como amante da vida e suas culturas e de todos e todas, que tal como eu disfrutam desta tua mesa cultural e vasta, onde se mistura a ternura, resmas de carinho com imagens de registos fotográficos incríveis.

Aquele abraço sincero
 
Só hoje vi o post mas, a rosa ainda se conserva viçosa, vou levá-la comigo, e que perfume! obrigada
Beijinhos
 
Querida Fatyly

Se há pessoas que me dá muito prazer que levem esta rosa porque a merecem, uma delas és tu... de verdade.

Beijinhos.
 
Querida Lilá(s)

Leva-a sim.... que continue a aromatizar a tua existência.

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?