Partilhar
domingo, maio 23, 2010

batalha de aljubarrota

Em determinada altura, com o seu humor habitual, comenta o meu compadre Karlus: “D. Nuno Álvares Pereira era, sem dúvida, o Mourinho da Idade Média” – estávamos maravilhados com o conhecimento da estratégia usada pelo Condestável de D. João I na Batalha de Aljubarrota onde o exército português desbaratou o castelhano que em número e armamento era muito superior.

A esta batalha foi dado, indevidamente, o nome de Aljubarrota muito embora tenha sido travada num planalto onde hoje se situa a aldeia de S. Jorge: Estávamos no ano da graça de 1385, a 14 de Agosto.

No plano militar foi utilizada uma táctica inovadora, onde homens de armas apeados foram capazes de vencer um poderosíssimo exército de cavalaria medieval. Esta vitória teve como resultado terminar com as disputas existentes entre os reinos de Portugal e de Castela e Leão, afirmando Portugal como reino independente.




Foi possível aos estudiosos reconstituir, com base na documentação e nos vestígios no terreno, o posicionamento relativo dos exércitos que hoje pode ser apreciado pelos visitantes.

Recomendamos, pois, uma visita ao




Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota [CIBA]
Av. D. Nuno Álvares Pereira – S. Jorge
Telefone: 351 244480060
http://www.fundacao-aljubarrota.pt

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?