Partilhar
segunda-feira, abril 02, 2007

as violetas

sentados à mesa... gostámos
Viajar pela rota dos saberes, feitos de odores e sabores, numa partilha da degustação de comidas e de bebidas em casas de pasto, ao ritmo do coração



Foi o acaso que nos conduziu até lá. Hora tardia em viagem que se prolongava levou-nos a concluir que sendo já cerca das 21 horas era altura de fazer uma paragem para o jantar, antes que as cozinhas começassem a cessar o seu funcionamento.

Próxima saída da auto-estrada seria Castelo Branco e por aí abandonámos a estrada principal rumo ao centro do burgo albicastrense, pela saída com indicação “centro”. Por entre as arcadas de um bairro residencial vislumbrámos a iluminação de uma casa de comidas. E por aí nos quedámos.

A decoração cuidada a recordar sítios antigos com madeiras e ferros forjados. Um toque de modernidade a emanar da paleta das cores e nas tonalidades adequadas ao nome da casa de comidas no aconchego de cerca de uma vintena de lugares para degustação tranquila.

Às mesas o Maurício (filho) a distribuir as ementas de boa apresentação que as explicações de mais pormenor logo seriam dadas pelo pai. Simpatia na recepção a registar desde logo. A lista apelou o nosso olhar para as “especialidades da casa”.

A boca começou a ser preparada com entradas originais e de grande qualidade: presunto pata negra no pondo ideal de cura; peixinhos da horta, o tradicional polme de farinha a vestir o feijão verde e a originalidade de igualmente vestir tirinhas de cenoura; ovos verdes de estalo e fatias muito finas de fígado grelhado. A sede da viagem pedia cerveja bem gelada, uma delas uma “abadia” na conta do frio.

Depois, o repasto com pratos escolhidos de entre as “especialidades da casa”, a primarem pela originalidade da confecção, com a apresentação esmerada e sabores retirados de paleta de artista.

Rolo de lulas com camarão
Filetes de Polvo com Arroz Exótico


Tranches de Polvo com Molho Verde


A artista que nos apresentou esta maravilhosa paleta de cheiros e de sabores em cores vivas do bom gosto é a Dona Elisa Gonçalves. Parabéns pela obra que connosco partilhou.

Quatro comensais: a Micá, a Teresa, o Carlos e este escriba da Oficina pagaram por esta excelente refeição menos de 50 Euros. E lá seguiram rumo a auto-estrada reconfortados e satisfeitos.

AS VIOLETAS - Café, Restaurante, Petisqueira
de: Maurício & Elisa Gonçalves
Rua Tomá Mendes da Silva Pinto, lote 3
Quinta das Violetas - 6000-285 CASTELO BRANCO
Telef. 272 347 907

Etiquetas: ,


Comments:
Diz que primeiro comemos com os olhos,e com tanto esmero ,colorido e aromatizado só mesmo brindando o momento mágico da boa comida,bom lugar,e boas companhias.
Ligia
 
Querida Lígia
Este sítio de comer merece os maiores elogios. São os cheiros e os sabores, são as cores e a atenção de quem nos serve.
Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?