Partilhar
domingo, abril 22, 2007

dia mundial da terra

Cada um de nós é um simples utilizador de um legado dos nosso antepassados, o planeta Terra, e temos a obrigação para manter as condições de vida para as gerações vindouras, pelo não temos qualquer direito de utilizar recursos naturais não renováveis, ou forçados a utilizá-los para a nossa subsistência deveremos fazê-lo com a maior parcimónia.

Para sensibilizar a população da Terra deste inequívoco desígnio foi instituído o Dia Mundial da Terra que se celebra a 22 de Abril de cada ano, desde 1970, e que deve ser procurar por sensibilizar as crianças, nas mãos de quem muito em breve estará entregue o destino do nosso planeta.

Julga-se que a Terra tenha cerca de 4,5 bilhões de anos de existência existindo para o seu surgimento várias teorias. A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural. A Terra tem 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água.

Há cerca de 400 milhões de anos o planeta Terra era unicamente constituído por um continente, designado Pangéia, que por efeito do movimento lento das placas tectónicas de partiu em dois no sentido leste-oeste, formando a Laurásia ao Norte e a Godwana ao Sul. Há cerca de 60 milhões de anos a Terra assumiu a estrutura de continentes e mares que hoje conhecemos.

O relevo da Terra é resultante pela acção de diversos agentes físicos e químicos, como sejam os vulcões, os abalos sísmicos, os ventos e as chuvas, as marés, e a acção dos seres humanos, responsáveis pela sua formação, desgaste e modelação. O ponto mais alto da Terra é o Evereste no Nepal/ China com aproximadamente 8.848 metros acima do nível do mar.

A população humana actual da Terra é de aproximadamente 6 bilhões de pessoas e a esperança de vida é de cerca de 65 anos nos países mais desenvolvidos.

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?