Partilhar
segunda-feira, abril 23, 2007

sant jordi dos namorados

Desço as Ramblas de Barcelona perdido no sonho imaginado de que poderei cruzar-me com a Faíza, a menina dos escritos do meu encantamento, com a Montse, corpo belo e cara angelical ou com a Marisa, uma mulher que me fez adorar as barcelonesas. Caminho sem pressas, a Diagonal que sempre cruzou a minha vida já ficou para trás e a estátua de Colón já ali de seguida com o Mediterrâneo à vista. Inalo o perfume único das buganvílias e das lindas mulheres com que me cruzo.

Hoje é um dia muito especial. Celebra-se Sant Jordi, o nosso São Jorge do castelo e dos dragões, que da Catalunha é o patrono e dos enamorados o protector. O dia em que os homens oferecem à sua mulher amada uma rosa. Tradição entre os namorados, o tempo tornou-a extensiva às filhas, às avós e às colegas. E, muito em especial, às amigas de verdade.As mulheres, contempladas com tão bela e ternurenta oferta, elas próprias maravilhosas rosas de um jardim imaginário, retribuem a rosa recebida com a oferta de um livro. Sensibilidade e cultura de mãos dadas.

Hoje é o verdadeiro Dia dos Namorados, no seu mais sentido significado de “todos que se querem bem”, que se gostam, que se respeitam e que juntos caminham a vida, muitas vezes a milhares de quilómetros de distância.Aqui deixo uma rosa para a Teresa, minha mulher, para a minha comadre Mikah, para as queridas Montse, Marisa e Faíza , meus sentires na Catalunha, para o outro lado do mar, a Lualil, a Claudia, a Cathy, a Lígia e a Yonara, para a Alfonsina e a Lile, lá para os lados do Caribe, para a Lila que adora o lilás e para TODAS as minhas Amigas, para TODAS as Mulheres do Mundo, especialmente para as que sofrem as agruras das “civilizações”.


Em 1995 a UNESCO por proposta da Generalitat de Catalunya instituiu o dia 23 de Abril como Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Etiquetas: , ,


Comments:
É esse querer bem,que dá sentido a vida.Mesmo,quilometros separando fisicamente,há a partilha de sentimentos.Sinto-me,lisongeada com a bela homenagem.Linda rosa ,perfumando o bem querer
Ligia
 
Querida Lígia,
Sem dúvia que aqui os afectos são colocados acima dos interesses comerciais como hoje acontece com o internacional "Dia dos Namorados".
Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?