Partilhar
quinta-feira, abril 12, 2007

senhora da rosa

“Tem esta Freguesia [Caparica] no seu destricto três Conventos, hum dos Religiosos de S. Paulo, de que he Orago N. S. da Rosa, fundado em 1410: outro dos Religiosos Arrabidos, dedicado a N. S. da Piedade, fundado no anno de 1558: o ultimo he dos Religiosos Agostinhos Descalços, de que he Padroeira N. S. da Assumpção, fundado no anno de 1677.”

Mantendo a grafia original aqui se transcreve um texto publicado em 2005 no boletim de fontes documentais, “Almada na História”, números 7-8, que dá conta da existência no termo de Charneca de Caparica de um convento devoto a Nossa Senhora da Rosa, cuja imagem faz parte do brasão desta Vila do Concelho de Almada.

Ainda tive oportunidade de visitar o referido Convento já em estado de adiantada degradação que veio a resultar, no tempo presente, na sua total destruição. Perdeu-se, desta forma, uma construção religiosa do século XV, provavelmente muito afectada na sua estrutura por efeito do Terramoto de 1775.

Diz-se que se situaria, à época da construção, num esteiro que do mar Atlântico entrava terra dentro por onde corre hoje um riacho de poucas águas mas que na direcção do mar caminha. Ali pelas zonas do Vale do rego e da Praia do Castelo.

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?