Partilhar
sexta-feira, maio 11, 2007

olaria do corval

artes e artífices
na fronteira entre o artesanato e a arte clássica, entre a tradição e as correntes artísticas, muitos artífices dão aso à sua imaginação e ao seu sentir criativo para nos oferecerem peças de encantamento que aqui recebem as luzes da ribalta da blogoesfera



A poucos dias da realização da XIII Festa Ibérica da Olaria e do Barro visitámos uma olaria em São Pedro do Corval, freguesia do Concelho de Reguengos de Monsaraz, considerado o maior centro oleiro de Portugal.

A tradição da cerâmica nesta zona remonta aos tempos pré-históricos, dada a existência na região de um depósito natural de argilas apropriadas o que motivou desde sempre esta actividade. Além da olaria de cariz decorativo desenvolve-se, igualmente, na região, o fabrico de materiais tradicionais de construção, como sejam o tijolo burro e as baldozas cuja utilização tem vindo a recrudescer nos anos recentes, no desejo de manter as casas tradicionais.

São Pedro do Corval é um dos poucos sítios onde, sem prévia marcação, se pode visitar uma olaria em plena laboração, sendo muito interessante acompanhar as diversas fases do fabrico de belas peças de cerâmica decorativa e utilitária.

Visitámos a Olaria Tradicional de Polido e Filho, onde estivemos à conversa com António Polido um jovem interessado no movimento oleiro, tendo participado recentemente no Projecto Desenhar a Tradição, interessante intervenção no rejuvenescimento do design da olaria tradicional.



António Polido reconhece as dificuldades económicas do momento actual, onde a valorização do Euro tem dificultado muito a exportação de peças de olaria para os Estados Unidos, mercado tradicionalmente forte na aquisição de peças de São Pedro do Corval.

Colocando a sílaba tónica no cuidado artístico que põem na decoração e pintura das peças, comparativamente a outras regiões oleiras, deixou o seu lamento pelo facto da localização da Festa Ibérica da Olaria deste ano ter sido deslocada para a sede do Concelho, contrariamente ao que tem acontecido em anos anteriores.

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?