Partilhar
sábado, junho 02, 2007

oiro sobre azul

minha terra é meu sentir
Caparica mais do que uma terra é um Povo. Gente que construiu vida entre o mar e a floresta em diversificado labor. Da sua vivência aqui se regista testemunho



Depois da Associação Bandeira Azul da Europa – ABAE ter anunciado a atribuição deste galardão para o ano de 2007, é a vez da Associação Nacional de Conservação da Natureza - QUERCUS anunciar a atribuição do galardão “Praia com Qualidade de Ouro 2007”.

Enquanto a primeira associação se baseia num conjunto de análises e observações às praias, constituindo uma grelha muito exigente mas referindo-se ao período de uma ano, a segunda tem em consideração a qualidade da água das praias num período de cinco anos, neste caso, de 2002 a 2006.

Dois eixos de análise diferentes mas que se complementam nos aspectos de exigência e de regularidade da qualidade das praias contempladas.

No que diz respeito à atribuição da Bandeira Azul recordamos a informação aqui já partilhada no que se refere às praias do Município de Almada, o Grande Areal, da Trafaria à Fonte da Telha:

Mata
Rainha
Castelo
Cabana do Pescador
Rei
Morena
Sereia (Waikiki)


No que concerne às praias com água de qualidade de ouro, Bandeira de Ouro, a Quercus decidiu contemplar 196 praias das 508 existentes em Portugal, segundo definição do Instituto Nacional da Água.

A Quercus resolveu seleccionar todas as praias que em Portugal têm tido nos últimos cinco anos, de 2002 a 2006, sempre qualidade de água classificada como boa e que na época balnear de 2006 tiveram todas as análises boas. Esta avaliação efectuada pela Quercus é muito mais limitada em comparação com a atribuição da Bandeira Azul porque apenas se baseia na qualidade da água das praias, apesar de ser mais exigente neste aspecto. A classificação geral das praias em termos de qualidade da água é disponibilizada pelo Instituto da Água ao abrigo da legislação nacional e comunitária.

O objectivo da Quercus é realçar as garantias dadas por praias que ao longo de cinco anos, neste caso entre 2002 e 2006, sistematicamente, apresentam boa qualidade, e que portanto, em entender da referida Associação, apresentam uma maior fiabilidade no que respeita à boa qualidade da sua água, confirmando ainda a sua excelência na última época balnear.

O Concelho com maior número de praias com qualidade da água de ouro é Albufeira, com 15 zonas balneares galardoadas, seguido de Vila do Bispo com 10 zonas balneares e de Almada com 9 zonas balneares dignas de hastearem a Bandeira Doirada:

Cova do Vapor
S. João de Caparica
Praia do CDS (Frente Praias)
Mata
Saúde
Castelo
Rei
Infante
Fonte da Telha



Estão pois de parabéns as gentes do Grande Areal, a Autarquia de Almada (território, pessoas e poder local), e todos aqueles que escolhem esta zona para o seu período de lazer anual. E a TODOS é pedido que continuem a contribuir para manter e melhor a qualidade ambiental das praias do Grande Areal e das matas e pinhais envolventes.



Associação Nacional de Conservação da Natureza - QUERCUS
Associação Bandeira Azul da Europa – ABAE

Etiquetas: , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?