Partilhar
quarta-feira, julho 25, 2007

partida para a pesca

postais ilustrados com história
À volta de um postal ilustrado vamos tecer alguns comentários que a imagem nos inspirar, nas expectativa de que os nosso amigos visitantes possam acrescentar dados do seu saber


Costa de Caparica


A companha era tradicionalmente constituída por sete homens no mar e outros tantos em terra, na areia em espera. Seis dos que iam ao mar eram remadores, cada um com um par de remos e o sétimo à proa para marcar o compasso da remada. Em terra a restante companha aguardava o lançamento das redes para depois as puxarem pela corda a braços.

O barco utilizado nas artes piscatórias é popularmente conhecido por “meia-lua” atendendo à sua forma que se assemelha à Lua em quarto-crescente. Herança dos barcos avieiros vindos de Ílhavo com os primeiros pescadores da costa portuguesa que ficaram maravilhados com a qualidade do pescado da Costa de Caparica.

Na decoração do “meia-lua”, pintado de um modo geral de cores vivas, é indispensável a presença de um “olho” pintado à proa e que no dizer de diversos estudiosos do tema é o símbolo que representa uma antiga divindade egípcia. Na realidade, não faltam notícias da presença nesta zona de pescadores de antigas civilizações.



No verso deste postal enviado com selo de 25 centavos (Ceres) com obliteração da estação de Correios de Almada e datado de “Agosto 14 – 930” podemos ler:

Carissimo:
Tu falas-me da Nazareth. Eu dir-te-hei
da Costa, com o provincianismo bur-
guez de banhista dos arredores. É pos-
sidonia? Concordo. Mas é linda e tem
noites maravilhosas! A Mãezinha vai
para aí dentro de dias. Com certesa
a verás. A mim “ce n’est pas probable”
porque não tensiono fazê-lo e a ser
assim só em Outubro. Os meus agra-
decem e retribuem os cumprimentos e
com o pedido de continuação de notícias
um abraço da melhor amisade do Zé.




[edição da Aliança Bíblica – Lisboa / 140X92 mm]

Etiquetas: , ,


Comments:
É genuíno, é português, a descrição simples dos barcos e o postal é bom de recordar.
resposta:
Acontece o mesmo com a minha filha tem 3 gatas, a sogra, (vivem na mesma moradia em andares diferentes) tem também 1 gato, depois a dotaram mais 3 que lhes deram nome de os três estarolas, e por vezes quando para comer também no jardim aparece mais algum. Eu tenho um gato e um cão.
Saudações amigas com um abraço
 
Amigo C Valente
Grato pelo seu comentário amigo. Quanto aos gatinhos é também preferência cá da casa sim senhor.
Um abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?