Partilhar
quinta-feira, agosto 23, 2007

caparica vista do miradouro dos capuchos

postais ilustrados com história
À volta de um postal ilustrado vamos tecer alguns comentários que a imagem nos inspirar, nas expectativa de que os nosso amigos visitantes possam acrescentar dados do seu saber



Costa da Caparica

Este miradouro situa-se, segundo nos parece, na estrada que outrora ligava a Costa de Caparica a Vila Nova de Caparica, via Capuchos, quando ainda não existia a chamada Via Rápida da Costa de Caparica. Esta estrada era conhecida por Rampa dos Capuchos e foi palco durante diversos anos de uma prova de automobilismo que fazia parte do Campeonato Nacional de Rampas.

Também por essa estrada seguiam os peregrinos que por terra se dirigiam ao Cabo Espichel integrados nos Círios da Margem Sul à Senhora do Cabo. Dirigiam-se, então, à Boca do Grilo, atravessavam matas e pinhais, chegando ao Cabo com passagem pela Herdade da Apostiça.

Como se pode verificar pela imagem tratava-se de um miradouro, ponto de repouso e momento de apreciar a paisagem pelo que tinha boas sombras para que os caminhantes se refrescassem em tempos de canícula.

É notória a extensão de areia então existente em toda a Praia do Sol e a curta distância a que então se situava a Torre do Bugio em referência à orla marítima. Aliás, era possível em tempo de maré vaza ir a pé até ao Farol do Bugio a partir da Cova do Vapor e da Lisboa Praia, esta última já não existente.


No verso deste postal que circulou com um selo de 50 centavos da série base D. Diniz pode ler-se, datado de 29-9-957 (Torrão):

“Às manas amigas
Agradeço os pa-
rabéns enviados.
Saudades nossas
para todos.
Abraços a amiga
Ofélia”

[Colecção Passaporte (LOTY)] (nº40)

Etiquetas: ,


Comments:
Essas viagens,através do tempo me fascina,transportando para aquela epoca
Ligia
 
Querida Lígia
É esse o encanto de conhecer mais da nossa terra.
Beijinhos
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?