Partilhar
terça-feira, agosto 07, 2007

costa, caparica

postais ilustrados com história
À volta de um postal ilustrado vamos tecer alguns comentários que a imagem nos inspirar, nas expectativa de que os nosso amigos visitantes possam acrescentar dados do seu saber

A Praia do Sol


Deslocar-se até à beira-mar fazia parte do ritual dos veraneantes que para o efeito vestiam trajes domingueiros, de sair, como o faziam quando faziam “picadeiro” Rua dos Pescadores abaixo e acima. Fato completo e chapéu a condizer. As damas de vestidos rodados de chita confeccionados.

Constituíam a parte da população menos abastada mas, ainda assim, com capacidade para alugar casa na zona balnear. A maioria da população portuguesa nos anos 40 do século passado nem sequer usufruía de período de férias. Os mais abastados deslocavam-se para os Estoris.

Os “dandies” vestidos nos trinques trajavam de branco dos pés à cabeça e as damas protegiam a sua sensível tez que mantinham muito branca com amplos chapéus de sol que faziam girar lentamente num gesto coquete.

Os homens mais afoitos trajavam calção de banho não prescindindo nunca duma camiseta interior de manga à cava. Tempos idos bem distantes do biquini, e do fio dental e da sunga, à boa maneira brasileira.


No verso deste postal enviado sem selo, eventualmente dentro de sobrescrito, com curiosa datação “Tá-Mar, 13-8-47” podemos ler:

“Mãezinha
Desejamos a tua saúde,
que nós felizmente bem.
Fizemos optima viagem.
A Branquinha está boa.
Eu muito melhor. Para
a semana vens passar
um dia connosco. Queres?
Qualquer dia torno a
escrever, sim? Saudades
do Aurélio. Beijinho da
Branquinha. Um xi-coração
da filha muito amiga. M. Luiza.”


[edição da Aliança Bíblica – Lisboa / 142X90 mm]

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?