Partilhar
terça-feira, agosto 14, 2007

largo do jardim

postais ilustrados com história
À volta de um postal ilustrado vamos tecer alguns comentários que a imagem nos inspirar, nas expectativa de que os nosso amigos visitantes possam acrescentar dados do seu saber



Costa da Caparica

É o centro da Vila, hoje Cidade, e por aí passam os habitantes locais e os veraneante para onde quer que se encaminhem, dando acesso à rua desde sempre estruturante da localidade: a Rua dos Pescadores.

À volta deste Largo onde à época já existia um chafariz ladeado de bancos de pedra para um refrescante descanso situam-se o mercado do peixe e das hortaliças, alguns restaurantes e cafés e outrora o Copacabana, esplanada e cinema ao ar livre de tantas memórias.

Para este Largo davam também os duas pastelarias que mais nome tiveram a partir dos anos 50 do século passado: o Papo Seco e o Costa Nova. O Costa Nova além de pastelaria, contam os mais antigos que aí de começaram a fabricar os célebres “Claudinos”, tinha também um excelente serviço de restaurante e uma enorme sala de bilhares.

Na parte nascente deste Largo situava-se o posto fixo da então Brigada de Trânsito da GNR equipado com báscula e que controlava o movimento dos transportes dos mimos das hortas da Costa com destino a Almada e a Lisboa, via “ferry-boats” a partir de Cacilhas.


No verso deste postal donde foi “arrancado” o selo por algum coleccionador menos esclarecido, datado de “Costa da Caparica, 6-7-1953” podemos ler:

“Querida amiguinha
Desejo que esta minha carta
te vá encontrar da saúde
assim como teus Pais.
A morada cá na Costa é:
Rua 2, Bairro da Escola
Porta A
Costa da Caparica
És capaz de dizer às nº 15
88 e 39 da nossa turma
a minha morada de cá
Eu já tenho tomado muitos
Banhos! Nado que nem um
carapau!
Saudades à Luisa e tu
recebe um beijo da colega amiga
Maria Isabel
Qualquer dia escrevo-te uma
cartinha mais “comprida”. Até à vista."



[sem indicação do editor do postal, 138X85 mm]

Etiquetas: ,


Comments:
gOSTO DAS HISTÓRIAS ,DOS POSTAIS,DA VIAGEM AO TEMPO
liGIA
 
Querida Lígia
Postais são, sem dúvida, registos da história de um Povo.
Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?