Partilhar
quarta-feira, setembro 12, 2007

a casa dos amuos

No séculos XVIII e XIX, é conhecida a posição pública recatada e submissa das mulheres, independentemente da classe social, aparecendo sempre um pouco como a sombra do marido, ainda hoje se afirmando indevidamente “por trás de um grande homem está sempre uma grande mulher”. O caminhar a vida lado a lado é, sem dúvida, a melhor forma.

Contudo, é conhecida quanta importância e mesmo determinação tiveram as mulheres na condução dos negócios e mesmo da política nas sociedades tradicionais de então. Foi o que aconteceu e está historicamente registado aquando da explosão vinícola das zonas do Douro e do Minho nos tempos do Marquês de Pombal.

Recentemente, levados por mão amiga e conhecedora, visitámos na Quinta da Aveleda um espaço algo reservado e pouco falado a que chamam “a Casa dos Amuos”. Dizia esse meu amigo que conta a tradição que nesta casa bem no interior dos jardins românticos da Quinta se recolhiam as damas da casa quando amuavam com seus maridos.

Versão da tradição machista sem dúvida...

Dei comigo a pensar se não seria na chamada “Casa dos Amuos” que se juntavam as senhoras da região e longe das vistas de seus maridos acordavam as estratégias a seguir nos negócios e na política de então.

Etiquetas:


Comments:
Amigo Victor... essa história está muito mal contada.
Não digo por si, entenda... mas "a casa dos amuos" também devia servir para outras coisas bem mais danadas...
Suposições...
Na volta era a casa onde os maridos enviavam as mulheres de castigo, mas era.
 
Oh Amigo James
Nem me diga, nem me lembre... coisas mais danadas e outras bem safadinhas (como dizem nossos irmão brasileiros).
Onde os maridos castigavam as mulheres e onde as mulheres "castigavam" os maridos. Segredos de alcova.
Um abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?