Partilhar
quinta-feira, outubro 04, 2007

chuvas e inundações

a minha opinião
O pessoal da Oficina das Ideias está atento à actualidade política e social de Portugal e do Mundo. Aqui partilhamos o nosso pensar através da análise exclusiva para este espaço.


Das chuvas de Inverno, das inundações, cuida-se no Verão


Desde há muito que defendemos que a protecção e a prevenção contra os fogos florestais, que uma deriva governamental usou durante algum tempo designar por “ignição”, se realizam no Inverno.

De igual forma, é em época de estio que se cuida de proteger pessoas e bens contra as ameaças das inundações que a invernia sempre nos traz.

Além de um urbanismo inqualificável, chegando-se ao extremo de se permitir a construção de edifícios em corte com as linhas de água, é a falta de limpeza das valas de escoamento e do desentupimento das sarjetas e dos sumidouros, que muitas vezes só são feitos perante as críticas acções verificadas.

Ainda recentemente, um só dia de chuva intensa bastou para que voltassem as inundações em algumas zonas da Grande Lisboa com elevados prejuízos materiais e com o risco, inclusive, da perda de vidas humanas.

Não são os grandes aparatos mediáticos para apresentação da disponibilidade da protecção civil, os discursos de auto-elogio, plenos de triunfalismo da propaganda governamental que resolvem este melindroso problema.

É a actuação permanente e cuidada, é a criação de condições de protecção real das populações, é o cumprimento estrito da legislação de cariz ecológico e urbanista, que poderão evitar males provocados pela Natureza revoltada contra os crimes ecológicos hediondos que o ser humano continua a praticar.

Mas atenção! É agora no Inverno o tempo de cuidar dos fogos florestais do próximo Verão.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?