Partilhar
sábado, outubro 20, 2007

rota das capelas

Gente laboriosa, dividindo o seu tempo de trabalho entre o mar e os pinhais, a população de Charneca (de Caparica) era bastante avessa a religiosidades e à prática do culto religioso. No entanto, os amplos espaços sem gente e o contacto íntimo com a Natureza eram propícios a que por aqui se instalassem algumas ordens religiosas. Também os senhores da nobreza não foram indiferentes a este apelo da tranquilidade.

Assim, não sendo o Povo um exemplo de religiosidade, por estas terras se instalaram alguns mosteiros, igrejas e capelas.

Apresentamos hoje na Oficina das Ideias uma primeira aproximação ao que designaremos como:



Rota das Capelas das Charneca de Caparica


Capela de Nossa Senhora de Monserrate
Situada no pátio da quinta de Monserrate, na Charneca de Caparica. Além da Padroeira, venera-se aqui com especial devoção, a imagem de São Luís. Rei de França. Na primeira metade do século XIX, pertencia a Francisco António Ferreira, conhecido por "Sola", por herança de seus avós.


Ermida do Bom Jesus
Encontra-se junto da residência da Quinta da Regateira, na Charneca de Caparica. Está privada de culto há bastante tempo. Tem a data de 1774 pintada em azulejos. Pertenceu a Domingos Rosa; depois a Domingos dos Santos e, actualmente, é propriedade dos herdeiros de Luís Álvaro.


Igreja Conventual de Nossa Senhora da Rosa
Foi pertença dos frades paulistas que se estabeleceram, na Charneca de Caparica, junto de um vale por onde, no Inverno, corriam as águas para o mar, e aonde, por vezes, chegam as marés. Desta igreja existe apenas o arco transepto, cravado na parede de uma casa que deveria ter sido a capela-mor.


Capela de Nossa Senhora da Assunção
Fica anexa à antiga residência dos padres da Companhia de Jesus, na quinta do Vale do Rosal. Pertenceu primeiro ao Colégio de Santo Antão e, depois, ao de Campolide, ambos dos mesmos
padres.

Etiquetas: ,


Comments:
Caro Vitor, vejo que tem um conhecimento muito grande sobre Vale Rosal. Gostaria de saber a origem desta quinta bem como do seu nome. Já visitei o Cruzeiro e conheço a sua história, mas gostaria de saber mais sobre a origem do nome, bem como a localização da quinta.
 
Amigo Pires
Muito obrigado pelo seu comentário. Por correio electrónico enviar-lhe-ei muito em breve alguns dados sobre a Quinta de Valle do Rosal, que se situa no final da Via L3 na Charneca de Caparica. Cortada à esquerda e a entrada da quinta fica a00 metros à frente e à direita.
Um abraço.
 
Pires, em breve estarei em Portugal e um dos meus destinos é o Valle do Rosal. Você é deste lugar? Gostaria de saber mais informações como o amigo Victor :).
Agradeço desde já.
Meu email é raquel.foresti@yahoo.com
 
acho q confundi os nomes... vc é Vitor! (risos)
Raquel
 
Querida Raquel
Muito obrigado pela visita. Com certeza que terei muito gosto em lhe fornecer dados adicionais sobre Valle do Rosal.
Vou contactá-la. Beijinho.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?