Partilhar
terça-feira, novembro 06, 2007

eu sou saloio!

Esta designação que muito me honra pois está relacionada com a minha própria origem e com a dos meus antepassados, nem sempre trás consigo uma imagem muito positiva, sendo até muitas vezes usada com intenção depreciativa.

“_És um saloio!” – és um palerma, que te deixas enganar facilmente, pacóvio....

O Saloio tem origem numa etnia arábica vinda de Saleh, na fronteira do Egipto, nos finais do século VIII, para o ocidente da Europa, com muita incidência para um território que faz hoje parte de Portugal.

Estes povos imigrantes miscigenaram-se aos cristãos, à época submetidos ao jugo dos árabes ocupantes, pelo que em breve eles próprios se tornaram moçárabes. Por serem considerados inferiores pelos árabes foram remetidos ao desprezo e relegados para as faixas mais humildes que se dedicavam ao cultivo dos campos dos arredores das grandes urbes estremenhas, particularmente de Lisboa.

É assim que ao natural de Saleh, imigrado nos arredores de Lisboa, chamam “homem do campo”, o Saloio.

A cultura saloia expande-se por toda a Estremadura Portuguesa, mormente, nas regiões de Sintra, Mafra e Cascais, indo até Torres Vedras e mesmo até Óbidos. Para sul abrange a zona sadina de Setúbal, Arrábida, Sesimbra e Cabo Espichel.

Etiquetas: ,


Comments:
Tu és saloio mas,eu sou ALDEÃ...bjs
 
Este "post" trouxe-me à memória uma tarde de primavera... sentados à mesa, um bom vinho, queijo de Nisa e pão saloio. Que bom! :-)

Um abraço,
Rui
 
Querida Lila
"Um saloio da margem norte [do Tejo]
E uma aldeã da margem sul
Tiveram um sonho comum
Foram à senhora do Cabo"

Beijinhos grandes.
 
Amigo Rui
Sem dúvidas, saboraosa recordação.
Um abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?