Partilhar
quinta-feira, novembro 29, 2007

sócrates, o pai natal de 2007?

José Gil escreve semanalmente na revista Visão interessantes ensaios versando, de um modo geral, temas da actualidade nacional. Com o título “O dom celibatário” escreveu na edição de hoje da citada revista uma análise ao estilo do discurso político e das suas transformações no tempo.

No discorrer do seu pensamento, apresentado como é seu hábito com muita clareza, contrariamente ao que acontece com os membros do poder político actual, acabou por se centrar na atitude do primeiro-ministro José Sócrates que considerou “mestre na retórica da positividade”.

Com humor, conclui comparando o discurso do primeiro-ministro José Sócrates com o Pai Natal, pois tal como este, “parece dar sem nada pedir, promete sem nada exigir (que o amem através do voto), quebrando a lei da troca recíproca do laço social e político”.

Aqui na Oficina das Ideias encontramos mais uma semelhança entre Sócrates e o Pai Natal – tal como este se vendeu ao grande capital, transformado (transformista?) nas suas vestimentas pela Coca-Cola, também Sócrates se vendeu ao mais desenfreado sistema liberal de especulação financeira, aos “senhores do Mundo”, aos verdadeiros terroristas sociais.

Um dia destes com o Natal próximo vamos ver substituir os pais Natal que tradicionalmente sobem as chaminés por “bonecos” do primeiro-ministro transvestido de Pai Natal. As criancinhas que se cuidem pois em lugar da desejada prenda podem ficar sem as meias.

Etiquetas:


Comments:
Realmente lamentavel
Ligia
 
Querida Lígia
Mantém-se sempre a esperança de tempos, e de políticas, mais dirigidas às pessoas.
Beijinho.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?