Partilhar
quarta-feira, janeiro 16, 2008

de valle do rosal para o brasil

minha terra é meu sentir
Caparica mais do que uma terra é um Povo. Gente que construiu vida entre o mar e a floresta em diversificado labor. Da sua vivência aqui se regista testemunho



Em 1989, aquando das comemorações do centenário da reedificação da Capela de Valle de Rosal e quando se perspectiva comemorar os “cinco séculos de evangelização e encontro de culturas” saiu da sala da portaria da Quinta de Valle de Rosal uma cruz de madeira que foi levada em procissão para a Igreja Paroquial de Charneca de Caparica.

Com esta cerimónia muito simples pretendeu-se marcar o retomar da evocação pública dos 40 Mártires de Valle de Rosal, que sob a orientação de Inácio de Azevedo, foram martirizados em 1570, quando se dirigiam para o Brasil para evangelizar.



Em 1990, além da procissão ao pedestal do cruzeiro, existente no Monte da Cruz, sobranceiro a Valle do Rosal, foi aí evocada a memória do Beato Inácio de Azevedo e dos seus companheiros, através da leitura de trechos de literatura existente sobre o assunto. De seguida, a procissão regressou à Quinta e na Capela foi colocado o círio pascal e entoadas orações e cantos religiosos.

Não temos conhecimento de que nos anos seguintes esta manifestação religiosa e de fé se tenha mantido, contrariando a ideia inicial dos promotores.

Etiquetas: ,


Comments:
Amigo Victor,

a memória colectiva tem laços imensos...mas é preciso continuar a preservá-la!!!!
bjkas!!!
 
Já ganhei o dia!
Aprendi!

Obrigado Querido Victor!

Muitos beijinhos de saudade!
 
Muito interessante.

Procurei no Google sobre sua terra e fiquei com muita vontade de conhecer.

Um abraço.
 
Querida Avelaneira Florida
Por cá pela Oficina vamos tentando dar a nossa contribuição para a preservação do património imaterial local. Vamos ver o que conseguiremos fazer.
Um beijinho.
 
Querida Gasolina
Eu é que sempre fico enriquecido com a tua vinda à Oficina.
Beijinhos.
 
Caro James
É terra simples mas, quando bem procuramos, coisas lindas encontramos.
Um abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?