Partilhar
sábado, fevereiro 16, 2008

chegaram as andorinhas

O céu matinal, pouco depois das 8 horas, apresentava algumas nuvens, mas predominava o azul, prometia soalhar forte lá para as 11 horas. Compromissos de uma visita guiada por quem sabe às obras mais recentes aqui do burgo, levaram-me a percorrer nesta manhã desde a zona citadina onde um metropolitano recentemente inaugurado em alguns troços vai já marcando o futuro da mobilidade, até à mata onde existem pinheiros com mais de quatrocentos anos, verdadeiro pulmão da região, e depois, à orla marítima atlântica, de mar azul e doiradas areias.

Quando passei à beira do amplo e doirado acacial encontrei as primeiras andorinhas que este ano escolheram a minha terra como porto de abrigo e local de procriação, que a Primavera está por aí não tarda e o Verão promete canícula.

Em Valle do Rosal os jasmineiros cheirosos que começaram a florir e que anunciam a Primavera por perto, já há dias que festejavam a próxima chegada das andorinhas. E elas não lograram os desejos de todos nós. Primeiro uma, depois mais algumas andorinhas executava voos rectilíneos, voos de chegada pois os voos de estada são circulares e planam nas isobáricas.

Estas primeiras andorinhas a chegarem, sem dúvida atletas de fundo, são a indicação que as suas companheiras de viagem não tardarão. Daqui a pouco regressarão todas as que já cá estiveram e que resistiram à longa caminhada. Algumas terão perecido perante os escolhos de uma longa viagem, as intempéries, os predadores, a malvadez do ser humano. Contudo, a maioria regressará ao seu local de nascimento ou aos ninhos em que foram progenitores.É temporã esta chegada, resultado sem dúvida da ausência das fortes chuvadas apropriadas a estes primeiros tempos do ano, mas são assim desígnios da mãe Natureza que mais cedo me deu esta imensa alegria. A partira de agora será a animação dos seus voos e a musicalidade dos seus piares, a labuta para a recuperação dos ninhos e para a construção de novos que irão albergar a família aumentada.

Recordamos aqui o registo da Oficina das Ideias no que se refere à chegada da primeira andorinha do ano a terras de Valle do Rosal:

Em 2004, a 16 de Fevereiro
Em 2005, a 10 de Março
Em 2006, a 12 de Fevereiro
Em 2007, a 13 de Janeiro

Salvo o ano de 2005 em que a sua chegada tardia muitas preocupações trouxe às pessoas que tanto gostam de apreciar a beleza dos seus voos e o empenho do seu labor na reconstrução dos ninhos, a chegada tem tido lugar por volta da segunda semana de Fevereiro.

Neste mágico ano de 2008 registamos hoje, 16 de Fevereiro a sua chegada, prenúncio de que muitas outras se aproximam destas terras de acolhimento.

Bem vindas belas andorinhas!!

Etiquetas: ,


Comments:
Bem Vindas Andorinhas!

Só tu e esta Oficina Querido Victor! Só aqui encontro estes pormenores carinhosos que tanto me enchem.

Esta semana que passou vi uma árvore florir em tons de rosa e pastel... fiquei parada a olhá-la, deliciada. (Pena que não saiba identificar o seu nome)

Um beijo enorme Querido Victor.
 
Querida Gasolina
As tuas bonitas palavras deixam-me sempre "sem jeito". Obrigado minha querida.
Beijinhos.

nota: não será uma cerejeira do Japão que julgo existirem muitas em Almada?
 
Meu caro Victor.
Finalmente chegaram as andorinhas. Sou um grande admirador desse pássaros. Sabendo de antemão quanto lhes custaram fazer o ninho no ano passado sobre a porta de acesso à garagem, este ano tive o cuidado de preparar o local, dando-lhes melhores condições. Então não é que aproveitaram logo e, ainda por cima se fizeram acompanhar de outro casal? Possívelmente são filhotes, pois o ano transacto tiraram três criações. Aquele Abraço João
 
Caro Victor, diga-se que belas fotos vão dar as andorinhas, nos seus voos picados sobre as nossas cabeças. Sobre os nossos telhados e nos nossos alpendres lá estaram uma vez mais os seus ninhos.
Cumprimentos
ass. Marco Santos
 
Lindo Victor! A Primavera está a chegar! Gostava que elas viessem para aqui fazer o ninho!
Beijocas...
 
Amigo João
Na verdade as andorinhas procuram sempre voltar ao lugar onde procriaram no ano anterior trazendo consigo os filhotes.
É importante a ajuda dada para que possam reutilizar os ninhos antigos que vão ter o cuidado de reconstruir.
Um abraço.
 
Caro Marco
A andorinha é difícil de fotografar em voo, mas quando se consegue é um verdadeiro achado. São belas as andorinhas.
Um abraço.
 
Querida Amigona
Por aqui é um ritual a chegada das andorinhas. Chegam primeiro as que costumo chamar "corredores de fundo"; depois, chegam todas as outras que conseguem vencer as dificuldades da viagem.
Beijinhos.
 
meu querido victor, o casal de andorinhas que todos os anos bem para a quinta da caneira tb já chegou... vi-os dia 18 pela primeira vez e lembrei-me logo de ti, que costumas notar nestas coisas!

vem vindas por mais um ano!

beijo grande a aguardar a Primavera!

M
 
Querida Maçãzinha
Voltam porque se sentem bem... Já sei que também já voltaram as tuas vermelhas papoilas.
Mil beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?