Partilhar
segunda-feira, fevereiro 04, 2008

museu da escrita do sudoeste

A mais antiga escrita conhecida no território que é hoje Portugal tem mais de dois mil e quinhentos anos e está identificada em documentos encontrados em particular na região sul, mormente, na região interior que abrange Almodôvar e os municípios vizinhos.

Estes documentos são, de um modo geral, constituídos por placas de xisto de dimensões diversas, com uma das faces muito lisa e onde se encontram gravados símbolos que constituem a chamada escrita “do sudoeste peninsular”, “tartéssica”, “sud-lusitana” ou “do Algarve”.

Em casos excepcionais as inscrições são acompanhadas por imagens, como é o caso da estela encontrada em Abóbada, Freguesia de Gomes Aires, do Concelho de Almodôvar.



O Museu da Escrita do Sudoeste, situado em Almodôvar, o MESA, é o ponto de partida para o conhecimento e compreensão de uma vasta área do sudoeste peninsular e que abrange parte do território de Portugal e de Espanha.

Está instalado num edifício de arquitectura contemporânea devidamente integrado no núcleo antigo de Almodôvar, perto da Torre do Relógio e pretende ser o polo dinamizador do estudo deste património ímpar, a Escrita do Sudoeste Peninsular.



Na visita ao Museu fomos recebidos com simpatia por Suzana Lúcio que nos reservava duas agradáveis surpresas: a primeira, o facto da visita ser gratuita e não haver qualquer impedimento à obtenção de fotografias; a segunda, à saída, a oferta de um bonito saco “Almodôvar, a Arte do Pão” com lembranças deste núcleo museológico.

Mas uma outra agradável surpresa nos estava reservada: a presença do arqueólogo Dr. Rui Cortes, uma das pessoas mais empenhadas na criação e dinamização do Museu da Escrita do Sudoeste, que de imediato se prontificou a proporcionar-nos uma visita guiada de excelência.



Enriquecedor conhecimento nos foi dado por Rui Cortes que nos entusiasmou com o seu profundo saber sobre a forma ancestral que os povos que habitavam este território há mais de 2500 anos usavam para comunicar entre si.



Museu da Escrita do Sudoeste Almodôvar – MESA
Rua do Relógio (junto à Torre do Relógio)
Almodôvar – Telefone: 286660600
Horário
Terça a Sábado – das 10 às 13:00 e das 14 às 18:00 horas


Outras consultas
Guia do Museu da Escrita do Sudoeste, edição da Câmara Municipal de Almodôvar
Folheto “Almodôvar, 2500 anos de escrita”
Desdobrável “Museu da Escrita do Sudoeste Almodôvar”
Escrita do Sudoeste em Wikipedia – http://pt.wikipedia.org/wiki/Escrita_do_sudoeste
Finalmente desvendado o mistério... – http://geocities.com/CapeCanaveral/Hangar/8065/

Etiquetas: , ,


Comments:
Muito interessante.
E, peço desculpa, mas folgo muito que os primeiros sinais de escrita apareçam em terras do Alentejo: é uma bofetada de luva branca a quem , preconceituosamente, conta anedotas grosseira e de mau gosto sobre as pessoas dessa região sempre tão mal amada!!
Alegre CarnavaL!
 
Querida São
Não tem que pedir desculpa em elogiar o Alentejo. Terra de cultura, também de luta por uma vida melhor. Terra de gente sã, que têm um cantar ímpar: o cante alentejano.
Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?