Partilhar
sexta-feira, fevereiro 08, 2008

venham ver as acácias em flor na caparica

A partir dos princípios de Fevereiro, quando as condições climatéricas são precocemente primaveris, ou no decorrer do mês de Março, quando estas são mais adversas e teimam em prolongar a invernia, toda a zona compreendida entre as designadas "terras da Costa" e o Mar Atlântico cobre-se profusamente de um manto amarelo dourado, com o florescer do acacial.

Esta zona de vegetação, ímpar no nosso País, além da função primordial de fixação do longo areal que vai da Trafaria à Fonte da Telha, protege as fecundas "terras da Costa" da brisa do mar e serve de tampão aos fogos florestais, tendo em conta a sua fraca capacidade combustível.

Designada "Mata das Dunas da Trafaria e da Costa de Caparica", integrada na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica, foi instalada entre os finais do século passado e os anos 60, com a finalidade de fixar as areias de dunas móveis, estendendo-se pela zona fronteira à arriba, sendo constituída essencialmente por várias espécies de acácias (Acácia sp.), predominando a Acácia cianophyla.

Se a instalação cuidada e sistemática do acacial data de anos recentes, com existência entre os trinta e os cem anos, a sua florescência espontânea perde-se na bruma dos tempos imemoriais, encontrando-se referências lendárias dispersas, sem marco nem era determinados.

Na época da floração do acacial, quem percorre a Descida das Vacas, vindo da Charneca de Caparica na direcção da entrada para a Praia do Rei, ao virar na curva sobranceira ao mar, é agradavelmente surpreendido por uma paisagem sem igual, onde um vasto manto verde se apresenta profusamente salpicado de vários cambiantes de amarelo, dependendo do estado de maturação das suas flores.

O amarelo, contrastando com o azul do mar e do céu, com o verde da vegetação, reflectindo a luminosidade ímpar do Sol da Caparica, emana fulgores dourados que estão, por certo, ligados ao imaginário popular do ouro amoedado que enriquecia a capa da velha, uma "Capa-Rica", segundo a lenda, na origem do topónimo de Caparica.´

Não é difícil de crer que a velha mulher que a lenda refere, descesse do interior onde vivia num pobre casebre até à borda d’água, até ao acacial onde colhia muitas flores douradas que transportava no interior da sua capa. Os vizinhos e outras pessoas com que se cruzava vislumbravam laivos dourados consoante a misteriosa mulher se deslocava, imaginando que transportava consigo ouro amoedado de não menos misteriosa origem. Daí à lenda foi um passo, não muito longo, por certo.

O Gabinete da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica tem instalado nesta zona, à beira da Praia da Rainha, um Centro de Informações que proporciona aos visitantes passeios guiados por esta maravilhosa zona, percorrendo trilhos e caminhos onde a observação do acacial é mais interessante.

Etiquetas: ,


Comments:
Meu caro victor.
Na Costa de Caparica as acácias podem ser muito benéficas mas, não esqueçámos que é uma praga do eco-sistema. Elas proliferam por tudo quanto é sítio e lugar onde se instalarem nada as detém. Proliferam como os jacintos de água. Pese embora sejam muito bonitas quando estão floridas. Outro inconveniente,é o seu poder alérgico de seu pólen. Muitas pessoassofrem desse mal. Bom fim de semana. Abraços do João
 
Adoro vê-las carregadas, borludas naquela amarelo fulminante.
Simplesmente encantam-me!

Beijo de carinho Querido Victor
 
Amigo João
Tem toda a razão na observação que faz. Os cientistas, os técnicos, os especialistas do ICN deverão agir em conformidade.
Eu pela minha parte limito-me modestamente a observá-las, na sua cor, na sua poesia, no seu encanto e no seu fundamento histórico.
Um abraço.
 
Querida Gasolina.
Ano após ano o "meu amigo" Olho de Lince regista-as fotograficamente. Depois levo um ano a recordá-las. E sempro as "vejo" dentro da capa (a capa-rica") da velhinha que anualmente do monte vinha até à beira-mar para as recolher.
Beijinhos.
 
Olá, Victor!

Mais uma vez, parabéns! Um texto absolutamente rico de amor e saber.

Para quem é um apaixonado por árvores (já deves saber que desenvolvo um tema no coleccionismo de pacotes de açúcar nesta área - infelizmente, ainda não tenho nenhum exemplar de hotelaria e restauração com o nome e imagem de uma acácia :-), é sempre gratificante ler um texto bem escrito e que vai para além de aspectos científicos.

Infelizmente, o meu tempo para a blogosfera tem sido muito pouco, mas continuarei a pasar por cá sempre que possa.

Quem sabe, poderei dar um saltinho pelas tuas terras em breve... Quicá...

Um forte abraço,
Rui
 
Amigo Rui
As tuas palavras incentivam-me a continuar. Por isso, o meu obrigado.

Quanto aos pacotinhos com acácias, se algum encontrar será para ti.

A vinda até estas terras será um praze. Terás que avisar, pois não perdoo irmos por aí a uma comezina à maneira.

Um abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?