Partilhar
segunda-feira, junho 30, 2008

a invisibilidade dos fogos

A área ardida duplicou em relação a igual período do ano passado”, assim referem hoje alguns órgãos de informação escrita sobre uma temática que é recorrente nesta época de estio, os fogos florestais.

As televisões, fazendo eco de comunicados governamentais, anunciam que a partir de amanhã, 1 de Julho, entrará em funcionamento o designado “plano C” da prevenção e intervenção referente aos fogos florestais, sem qualquer referência estatística referente aos “plano A” e “plano B”.

Curiosamente, as televisões, quer as privadas, quer a pública, têm silenciado o assunto não trazendo para a ribalta dos noticiários quaisquer informações contrariamente ao que aconteceu em anos anteriores, inclusive com a visualização de mapas interactivos onde as situações de fogo eram mostradas.

Nem sobre o tema se têm pronunciado os responsáveis pela protecção civil e pelo socorro, pertencentes a um organismo que quase todos os anos tem mudado de nome, hoje conhecido, salvo erro, por Autoridade da Protecção Civil, nem tão pouco o Ministro da Administração Interna.

No entanto...
A área ardida duplicou em relação a igual período do ano passado

Sempre temos defendido na Oficina das Ideias que os fogos de Verão se cuidam no Inverno e continuamos a pensar assim. Contudo, os especialistas nestes assuntos que até já designaram os fogos florestais por “ignições” continuam a ter as respectivas agendas políticas descontroladas em relação às realidades.

Esperemos que a regra dos “40” não seja aplicada pela mãe natureza, “40 graus centígrados” e “40% de humidade relativa” e “40 nós de velocidade do vento” para bem de todos nós, porque os homens não se sabem proteger.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?