Partilhar
segunda-feira, julho 07, 2008

na galé dos manos

sentados à mesa... gostámos
Viajar pela rota dos saberes, feitos de odores e sabores, numa partilha da degustação de comidas e de bebidas em casas de pasto, ao ritmo do coração


[clicar nas imagens para visualização completa]






Costuma muitas vezes dizer-se que uma boa comida faz bons amigos. Num número semelhante de ocasiões é afirmado que a reunião de um grupo de bons amigos dá origem a uma boa comida. Na verdade, o pleno é realizado na conjugação destas duas verdades, juntarem-se bons amigos à volta de uma boa comida, os olhos brilham deste bem-estar conseguido.

A reserva da mesa foi feita alguns dias antes e as vitualhas a degustar escolhidas com a antecedência necessária a serem confeccionadas na madorna do tempo que passa que lhes irá dar consistência sabores e cheiros que só uma cozinha séria e competente o pode conseguir.

Numa zona tradicional da Lisboa ocidental, em sítios que já foram de quintas e palácios, de hortas e de piqueniques, onde na primeira metade do século passado havia corrupio na procura das típicas tascas dos arrabaldes, seis comensais, amigos sobretudo, entraram n’A Galé dos Manos e foram recebidos atenciosamente pelo senhor Jaime.


Às entradas não se fizeram rogados a umas tacinhas de manteiga batida com salsa e alho na consistência esperada para espalhar nas tostas que as acompanhavam e um queijo especial aquecido em azeite com orégão de “comer e chorar por mais”.


O prato de sustância, Arroz de Peixe assim chamado, veio para a mesa num tacho de três doses, quantidade abastada para os seis comensais, que ao retirar da tampa se transformou numa fonte de cheiros de mar e de maresia e nos surpreendeu pela cobertura que trazia de muita alegria para os olhos, pleno de rosados camarões.

Estava garantido o prazer da degustação “ajudada” por cerveja gelada vertida em especiais canecas de metal de formato e construção que pareciam gelar mais a cerveja com o passar do tempo mantendo a sua vivacidade o tempo necessário a ser bebida.


Completado o repasto com doçaria adequada às restrições calóricas, sublinhada com um aromático café e nos rostos a satisfação de um belo encontro de amigos. Dos comensais amigos sentados à volta da távola aqui fica o registo nomeado: Lucília, Cynthia, Lila, Teresa, Victor e Victor.


À vossa saúde!!



A Galé dos Manos
Estrada do Calhariz de Benfica, 182 – Lisboa
Marcações: 217 742 817
Encerra Sábado de tarde e Domingo

Etiquetas: ,


Comments:
comentários para quê!!!!
 
estou super zangada com vocês

como sempre esqueceram_se de mim

e pronto mais não digo porque amuei...
 
Amigo Victor
Comentar? Repetir!!!!!!
Um abraço.
 
Querida Ivone
Não compensa zangares-te, pois tira o apetite.... rs E aqui é o mais necessário... Surgirá uma nova ocasião para nosso prazer.
Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?