Partilhar
sábado, agosto 30, 2008

na senda do "tempo de pedra" - 1

na senda do “Tempo de Pedra”
O adro da igreja é o centro do universo nas pequenas aldeias. Lugar de conversa, de passar notícias e de aumentar um ponto a um conto, é sítio de mercar a jorna e de adquirir alguns pertences. É no adro da igreja que o tempo passa. Para contar o tempo que passa e para marcar o ritmo da vida existe o relógio de sol à vista de todo o Povo.


na Igreja de São João Decolado, em Terrugem –Sintra

Em 1807 o tempo deixou de ser contado com uma pedra para passar a sê-lo através de um relógio mecânico implantado na torre sineira única da igreja de traça manuelina e maneirista votiva de São João Degolado, que tem no altar alusiva escultura policromada que representa a cabeça de São João Baptista. Quis a memória dos homens que o relógio de sol se mantivesse em suporte apropriado no cunhal direito da referida igreja.



Este relógio de sol esta colocado numa colunata de pedra que se ergue, especialmente quando observado de ângulo adequado, na direcção do firmamento entre a torre da igreja e fogaréus que além de coroarem a torre dão encanto ao próprio telhado da igreja que teve o seu início de construção provavelmente ainda no século XVI.



O relógio de sol é do tipo vertical talhado em pedra, a região é rica em calcários de excelente qualidade, tem as marcações horárias em numeração romana e o gnómon encontra-se ausente, por certo perdido com o rolar dos tempos. No mostrador do relógio de sol está gravada uma data incompleta “17 4?” e no corpo vertical do mesmo, de baixo para cima: “TE I X R A . ”, “. P . N . A . V . ” e “I M I”.




Para saber mais:
As Sombras do Tempo
Wikipédia
Observatório dos Relógios Históricos de Lisboa
Relógios de Sol, de Nuno Crato, Suzana Metello de Nápoles e Fernando Correia de Oliveira – edição CTTCorreios

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?