Partilhar
terça-feira, setembro 23, 2008

ainda os saloios

Fundamentados em excelentes textos publicados pelo investigador histórico Vítor Manuel Adrião publicámos na Oficina das Ideias um texto subordinado ao tema “Eu sou saloio” onde defendíamos ser no Egipto longínquo a origem dos habitantes, dos “homens do campo”, das regiões de Sintra, Mafra e Cascais, indo até Torres Vedras e mesmo até Óbidos. Para sul abrangendo a zona sadina de Setúbal, Arrábida, Sesimbra e Cabo Espichel.

Escrevíamos então, baseados na opinião de Vítor Adrião: “O Saloio tem origem numa etnia arábica vinda de Saleh, na fronteira do Egipto, nos finais do século VIII, para o ocidente da Europa, com muita incidência para um território que faz hoje parte de Portugal.

E acrescentávamos: “Estes povos imigrantes miscigenaram-se aos cristãos, à época submetidos ao jugo dos árabes ocupantes, pelo que em breve eles próprios se tornaram moçárabes. Por serem considerados inferiores pelos árabes foram remetidos ao desprezo e relegados para as faixas mais humildes que se dedicavam ao cultivo dos campos dos arredores das grandes urbes estremenhas, particularmente de Lisboa.

Mas o tempo não pára e as preocupações sobre esta temática continuaram. Quando pesquisávamos dados sobre os relógios de sol para integrarmos a série de artigos sob a designação de “Tempo de Pedra” e acerca da Ermida de Nossa Senhora do Ó, na Freguesia da Carvoeira, concelho de Mafra, encontrámos uma interessante ideia, concordante com tudo que antes havíamos lido.

O historiador Mineiro Augusto de Lima Júnior encontrou nas leituras do livro “Santuário Mariano”, da autoria de Frei Agostinho de Santa Maria, algumas referências ao culto de Nossa Senhora do Ó que se pensa ter sido iniciado na região de Torres Vedras.

Por outro lado é relevante referir de que os egípcios para representarem a eternidade pintavam o hieróglifo “O”. Daí uma das origens possíveis da designação Senhora do ‘O, Senhora da Eternidade.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?