Partilhar
sexta-feira, setembro 19, 2008

o b.i. do tremoço

O Paulo Moreiras, do blogue O Elogio da Ginja, é um trabalhador esforçado na investigação das Tradições Populares Portuguesas, tendo publicado já diversas obras sobre esta temática, donde salientamos “Elogio da Ginja” em Maio de 2006 e na colecção “Bilhetes de Identidade” os livros “B.I. da Cereja e da Ginja” e “B.I. do Palito”, ambos no ano de 2007. Paulo Moreiras além de amigo da Oficina das Ideias dá-me também a honra de ser meu amigo pessoal. No livro “Elogio da Ginja” publicou uma receita de ginjinha original da Oficina das Ideias designada “Ginjinha dos Monges do Convento da Rosa”, onde refere “...uma estória muito interessante sobre ginja chegou-me por mão de Victor Reis, através do seu blogue Oficina das Ideias, que nos dá conta de uma ginja fabricada pelos monges do Convento da Rosa, na Charneca de Caparica...”.

Paulo Moreiras nasceu em 1969, em Lourenço Marques, actual Maputo, Moçambique. Veio para Portugal em 1974. Viveu nas encostas do Douro, entre Resende e Cinfães, seguindo-se uma prolongada estada no Laranjeiro, Almada, onde leccionou na escola local. Vive actualmente em Meirinhas, no concelho de Pombal.

Além doa obras já anteriormente citadas publicou um álbum de banda desenhada «Hermínio, Regresso a Portucale» (1996); um romance «A Demanda de D. Fuas Bragatela» (2002 e 2004) e um livro de poesia «Do Obscuro Ofício» (2004).

Paulo Moreiras acaba de dar à estampa um novo livro integrado na colecção “Bilhetes de Identidade”, do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (IELT) e publicado pela editora Apenas Livros. Trata-se de “B.I. do Tremoço” onde podem encontrar muitas curiosidades e saberes sobre esta leguminosa.

Sabiam que no século XVIII a água de cozer tremoços era indicada como protector solar para o rosto e o pescoço? Sabiam que tremoços eram o alimento preferido dos filósofos gregos? (E o “marisco” preferido do Eusébio). Sabiam que nas antigas comédias romanas os tremoços eram utilizados para simbolizar o dinheiro? Sabiam que os tremoços são aconselhados para combater o colesterol?

No «B.I. do Tremoço» Paulo Moreiras dá-nos a conhecer um pouco da história e presença desta notável leguminosa na nossa tradição e na nossa memória, com referências à utilização dos tremoços em diversas actividades populares que vão desde as rimas infantis aos cancioneiros. Lendas, provérbios e adivinhas revelam também alguma da sua importância, bem como a sua utilização na toponímia portuguesa e suas propriedades terapêuticas.

Parabéns amigo Paulo Moreiras por mais esta tua iniciativa.


Para encomendar:
Apenas Livros
Tel/fax: 21 758 22 85
email: apenaslivros@oninetspeed.pt

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?