Partilhar
sexta-feira, dezembro 19, 2008

um chá quente, saboroso

Sentado à mesa onde se encontra pousado o teclado do meu computador gosto de tomar um chá enquanto digito quer uma mensagem para uma amiga, quer um texto que mais tarde pretendo ver publicado na Oficina das Ideias. O bebericar o chá dá-me tranquilidade pelo próprio ritual, mas também pelo prazer de sentir a sua degustação.

O chá como beberagem foi descoberto há cerca de 5 milhares de anos no Sudoeste da China de onde foi trazido para a Europa pelas naus dos portugueses, cerca do século XVI. A lenda atribui ao imperador Shen Nong a descoberta do chá, de forma ocasional como sempre acontece com as grandes descobertas.

Conta-se que estando o imperador em viagem, lhe foi servida pelos camponeses, no decorrer duma paragem para descanso, água fervida que se dizia prevenir as doenças. Acontece que o imperador estava sentado sob um arbusto selvagem donde se soltaram algumas folhas que caindo dentro da chávena, de pronto deram à água fervida um delicioso sabor, emanando odores até então desconhecidos. Além do mais, refrescante e revitalizante.

É hábito designar como “chás” as mais de três mil beberagens existentes, onde a grande maioria não passa de infusões. A designação correcta de “chá” somente deveria ser atribuída quando a base da sua elaboração é a Camelia sinesis.

Os chás agrupam-se, hoje em dia, em quatro tipos principais: Chá Verde, Chá Branco, Chá Oolong e Chá Preto. Sabores variados e odores “esquisitos” compõem a paleta dos chás, na actualidade considerados verdadeiras obras de arte na sua elaboração.

Ao chá verde são atribuídas faculdades de baixar o nível de colesterol, de reduzir o risco de cancro e de ajudar na perda de peso. Ao chá branco a capacidade de prevenir o cancro do cólon e doenças cardiovasculares. Finalmente, ao chá preto são atribuídas capacidades de reduzir o risco de derrame cerebral, diminuir o colesterol LDL e de proteger a saúde oral.

Etiquetas: ,


Comments:
Por acá en argentina reemplazamos el te por el mate. Me pareció una bonita historia. Cada vez que tomamos un te nos hacemos 5000 años más sabios.
 
Amigo Nec
Grato por tu visita e palabras amigas. Siempre se aprende con esta permuta de saberes y de costumbres.

Un abrazo.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?