Partilhar
quinta-feira, janeiro 22, 2009

no pavilhão chinês

Jardim amplo, com frondosas árvores e recantos acolhedores, que também em tempos passados foi coito de celerados, mandado construir pela rainha Dona Maria II no espaço da antiga patriarcal de Lisboa em honra do seu filho D. Pedro tomou o nome de nobreza do homenageado – Jardim do Príncipe Real.

Perto desse nobre jardim, no caminho da Rua Dom Pedro V em direcção a São Pedro de Alcântara situa-se um dos mais míticos bares da capital de princípios do século XX, o “Pavilhão Chinês, instalado numa antiga mercearia da época que integra na sua plenitude a ideia romântica da cidade de Lisboa.

A decoração baseia-se em colecções de objectos variados, com alguma organização para que não pareça um caos, mas não tanta que nos faça sentir num museu. A organização temática desenvolve-se com o percorrer das salas cheias de recantos acolhedores onde cumplicidades mil criam um ambiente especial e único.

Sítio ideal para um princípio de “noitada” ou para conversas tranquilas e longas, está na tradição dos “cafés-bar” dos anos 20 do século passado, mas com o modernismo de ser sempre moda e lugar de cruzamentos de culturas, sentires e quereres, em 1901 vendia especiarias, cafés e chás.



Uma sanduíche e um pouco de vinho tinto de qualidade servido a copo, são companhias indicadas para outras tantas especialidades que os apreciadores aí procuram e encontra. “Cocktails” de fama já conseguida: o “Pavilhão Chinês” ou o “Vaca Gorda” ou um chá escolhido de uma panóplia de algumas dezenas de sabores, alguns exclusivos e estranhos.

Percorri atentamente as salas das cerâmicas de Bordalo Pinheiro, dos soldadinhos de chumbo, dos aviões de brincar e dos artigos militares, com destaque para a excelente colecção de capacetes militares da I e II Grandes Guerras Mundiais.

A última sala a que chegamos de pois de passarmos um bar cheio de charme chegamos ao salão do “snoocker” onde sempre se pode ensaiar as habilidades bilharistas.

Bebi um chá de cerejas silvestres...



Pavilhão Chinês – Bar
Rua Dom Pedro V, 89 – Lisboa-Portugal

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?