Partilhar
quinta-feira, janeiro 08, 2009

rota dos saberes

Recomendamos esta “viagem” pela rota dos saberes, feitos de odores e sabores, numa partilha da degustação de comidas e de bebidas em casas de pasto, ao ritmo do coração e das viagens de conhecer sítios e gentes.


No Sítio da Fábrica, em Cancela-Velha, sentir os cheiros do Algarve profundo e ir ao Restaurante Costa comer Arroz de Lingueirão. Reservas pelo Telefone 281951467

Junto à praia fluvial, bem perto do Castelo de Arouce, na Lousã, ouvir a água da ribeira cantarolar e ir ao Restaurante O Burgo comer Cozido servido na Côdea da Broa.

Na estrada da Comporta para Alcácer, no sítio de Cachopos, apreciar o voo tranquilo das cegonhas e ir ao Restaurante A Escola comer Batatas de Rebolão. [carne de porco no alguidar em massa de pimentão com batatinhas]. Reservas pelo Telefone 265612816 Encerramento 2ª feira.

A seguir a Seia, já no caminho da Serra da Estrela, aprender como se fabricou o pão em tempos passados e ir ao Restaurante do Museu Nacional do Pão comer Açorda de Bacalhau. Reservas pelo Telefone 238310760

Na Rua 1º de Maio, em Alcoutim, junto ao Rio Guadiana, recordar os tempos heróicos dos contrabandistas e ir ao Restaurante Ti Afonso comer Burras de Porco Preto Estufadas.

Logo depois da Barragem de Odeleite, na E.N. 122 à direita, apreciar as aves do sapal e ir ao Restaurante O Camponês comer Xerém de Codelipes [papas de milho com conquilhas]. Reservas pelo Telefone 281495826

Entre a capela e o mar, na Ericeira, sentir o forte bater das águas e ir ao Restaurante Flor de Santa Marta comer Croquetes de Lavagante. Reservas pelo Telefone 261862368 Encerramento 5ª feira.

Na saída da A23 para Castelo Branco (Sul), fazer uma pausa na viagem e ir ao Restaurante As Violetas comer um Rolo de Lulas com Camarão. Reservas pelo Telefone 272347907

No centro da Vila de Sesimbra, na Rua Marquês de Pombal, passear nas pelas vielas estreitas e típicas e ir à Marisqueira Rodinhas comer uma Casco de Sapateira Gratinada. Reservas pelo Telefone 212231557 Encerramento à 4ª feira.

Na mítica Avenida Luísa Todi em Setúbal, apreciar a Fonte Luminosa com o Golfinhos e ir à Adega do Zé comer Choco Frito. Reservas pelo Telefone 265238970 Encerramento à 2ª feira.

Na Aldeia Serrana de Xisto de Talasnal, deixar que a paisagem nos envolva e ir ao Restaurante Ti Lena comer Cabrito Serrano com Batatas e Castanhas no Forno. Reservas pelo Telefone 933832624. Só serve com marcação.

Na Invicta Cidade, lá para os lados da Constituição, sentir o falar do Norte e ir ao Restaurante Pombeiro comer Tripas à Moda do Porto. Reservas pelo Telefone 225097446.

Em Peniche, na Rua do Lapalusso, à beira do Bairro dos Pescadores, respirar o ar puro do Cabo Carvoeiro e ir à Tasca do Joel comer Pato Estufado com Castanhas. Reservas pelo Telefone 262782235. Encerramento à 2ª feira.

No Calhariz de Benfica, às portas de Lisboa, viver memórias dos piqueniques nas hortas e ir Restaurante Galé dos Manos comer Cabidela de Galinha do Campo [à 3ª feira]. Reservas pelo Telefone 217743817.


Bom apetite!

Etiquetas: ,


Comments:
Grato pelo roteiro. Vou anotar alguns que fiquem mais nas minhas rotas para experimentar.
 
Amigo Alves Fernandes
Procuraremos enriquecer esta lista, embora a crise não nos permita grandes devaneios.
Um abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?