Partilhar
quinta-feira, fevereiro 12, 2009

do chimpanzé ao homem

Faz hoje 200 anos, concretamente em 12 de Fevereiro de 2009, nas em Inglaterra, na cidade de Shrewsbury, aquele que viria cinquenta anos mais tarde a revolucionar todo o pensamento humano no que diz respeito à concepção do mundo natural.

Charles Darwin

Em 1859 publica a sua obra fundamental, “A Origem das Espécies”, que se esgota em poucos dias, tal era já a sua fama quanto às teorias da selecção natural das espécies e dos processos de evolução, para o que muito contribuiu uma viagem realizada anos antes à volta do Mundo e que durou cerca de cinco anos.

Viajou a bordo do navio Beagle, tendo feito escalas em muitos portos da rota, tais como Argentina, Patagónia, terra do Fogo, Ilhas Galápagos e Nova Zelândia, onde teve oportunidade de conhecer gentes e recolher materiais fundamentais para o estabelecimento das suas teorias.

Grande polémica estabeleceu-se no mundo científico, e mesmo no político e religioso, quando publicou a obra “A Evolução do Homem” que explica a evolução do homem a partir de um ser ancestral único e que contrariava o pensamento instituído de que o ser humano seria um excelso do Universo.

No rodar da “slot machine” do tempo coincidiram neste ano de 2009 factos e comemorações extraordinárias que levam as entidades que normalmente se encarregam de evidenciar estes factos a terem grandes dificuldades.

2009 - Ano de Darwin
2009 – Ano da Astronomia
2009 – Ano de Galileu

Etiquetas:


Comments:
Tiro-lhe o meu chapéu por tudo que nos trouxe e pelo incómodo que ainda provoca em certas cabecinhas estúpidas!
 
Amigo MFC
Assim é... quase duzentos anos depois continua tudo a ser "tão verdade".
Um abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?