Partilhar
domingo, fevereiro 22, 2009

um cruzeiro especial

No nosso permanente caminhar na “senda do Tempo de Pedra” percorremos, uma vez mais, algumas povoações e sítios (locais para os milhares de brasileiros que nos lêem) do concelho de Mafra, rico em monumentos, especialmente religiosos, onde ainda hoje se pode apreciar maravilhosos relógios de sol.

Chegados a S. Julião, na Freguesia da Carvoeira, ao sul da Ericeira, essa terra à beira do Atlântico de enorme sentir sebastiânico e onde o Rei Dom Manuel II terá embarcado com destino ao exílio, subimos até à falésia no topo da qual foi construída a Ermida de São Julião, modesta no seu exterior mas riquíssima em azulejaria que no seu interior conta a história do seu santo votivo e de Santa Basilisa.

Nas traseiras da Ermida um magnífico cruzeiro, datado de 1783 (MDCCLXXXIII), embora em estado de enorme degradação, o primeiro do itinerário da “Via Crucem”, no dizer e saber do cabalista Vítor Manuel Adrião, deixa-nos deveras impressionados pelo seu enquadramento paisagístico e pela energia que emana e que a todos nos envolve.

Não quisemos deixar passar em claro este facto e aqui convosco partilharmos.




Saber mais:
Sintra, Serra Sagrada – de Vítor Manuel Adrião
Editorial Dinapress, Abril de 2007

Etiquetas: ,


Comments:
Saímos daqui sempre mais ricos do que quando entramos. Bem-hajas pela partilha de conhecimentos tão interessantes.

Beijinhos
 
Querida Isabel
Há locais onde me desloco que me fazem sentir o que bom seria de partilhar esses momentos na realidade. São os cheiros, os odores o ar que respiramos e o "não sei quê" de esotérico que depois me faltam palavras para transmitir. Faço-o da melhor forma que posso e sei, contudo.
Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?