Partilhar
terça-feira, março 17, 2009

comida de tasca requintada

Peniche é sempre um interessante destino para dar oportunidade ao olhar e ao pensamente de se espraiar por mares sem fim ao encontro das encantadas Berlengas que no imaginário das gentes poderá ser o aflorar bem perto da nossa costa da misteriosa Atlântida.

E estas gentes de imensa imaginação são gentes boas, que contrariam a frase ideomática resultante de um erro de interpretação histórica, “amigos de Peniche”, com o significado de traidores e ingratos. Nada mais errado em relação a estas gentes de uma terra de progresso e de saber social e solidário.

Viajar terras do Cabo Carvoeiro, por Peniche sua rainha, está escrito “como o destino” que há que degustar uma excelente refeição na Tasca do Joel, que no início dos anos 80 do século passado não seria mais do que um lugar de encontro de pescadores quando da faina regressavam e, a troco da compra do pão e do vinho, confeccionavam as suas próprias refeições num forno bem velhinho aí existente.

Uma dezena de anos depois, por iniciativa do filho do proprietário, já no local se apreciavam frango, entrecosto e bacalhau confeccionados “ao forno” e o local de conhecido pela qualidade nas redondezas e junto dos forasteiros, numa comunicação de boca a boca, ganhava a denominação que hoje tem: “Tasca do Joel”.



Optamos em tempo de calmaria por nos sentarmos a uma távola da esplanada agora com cobertura de vidro fosco com um serviço de mesas simpático e agradável, onde somente notamos a falta de guardanapos de pano que confere sempre uma comodidade acrescida.

A boca começou a ser preparada com o designado “prato pequeno de entradas” onde imperam umas minúsculas favas temperadas ao alho, uma saladinha de atum e pedaços de buzinas ao vinagrete. Uma delícia.



Embora os pratos do dia fossem atractivos (terça-feira) – Carne de porco à alentejana, Frango assado no forno à Camponês e Bacalhau com migas (com aparência divinal), optamos por “Choquinhos fritos com arroz de alho”, acompanhados, igualmente com um pouco de batatas fritas (naturais, nada de congeladas) e umas amêijoas abertas no molho que se mostraram deliciosas (amêijoa cão chamou-lhes o “chefe”).



A não perder no final do repasto “um pastel especial da casa”.

O chefe cozinheiro que “ilumina” todos os pitéus que são servidos nesta casa de comeres e sabedoria gastronómica é o Chefe Fernando Luz.


Tasca do Joel [1982] - gourmet
Chefe de Cozinha: Fernando Luz
Rua do Lapadusso, 73
2520-370 PENICHE GPS: 9.393068 N; 39,357010 O
Telef. (351) 262 612 816
Encerra às segundas-feiras


Apreciação global da refeição muito bom/bom

Originalidade do prato 4
Sabor e apresentação 5
Carta de vinhos 5
Apresentação e atendimento 5
Higiene da mesa e das loiças 5
Higiene dos serviços 4
Ambiente e decoração 5

Etiquetas: , ,


Comments:
Mmmm... Mais um para a agenda. Ainda tenho o texto sobre A Escola na memória... Não perderão pela demora, com certeza.

Um abraço
 
Amigo Rui
De tasca em tasca... de petisco em petisco... cá vamos fazendo o caminho.
Um abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?