Partilhar
sexta-feira, maio 22, 2009

bandeira azul no grande areal – 2009

A Bandeira Azul é atribuída anualmente às praias e aos portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. Este galardão, símbolo de referência da qualidade ambiental que os portugueses reconhecem e valorizam é o resultado de candidaturas voluntárias de cumprimento dos critérios estabelecidos para as zonas balneares.

No que diz respeito às Praias, a Bandeira Azul traduz o respeito pelos critérios da Qualidade da Água, Informação e Educação Ambiental, Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança.

A ABAE é formalmente constituída em 1990, embora tenha iniciado em 1986 um empenhado trabalho em todo o território nacional, pautando-se pela isenção e rigor da informação, tornando-se uma verdadeira referência de qualidade, de voluntarismo e de cidadania, ou seja a verdadeira expressão da sociedade civil. Este seu galardão - Bandeira Azul - assume uma incontornável importância para os portugueses que identificam este símbolo como garantia de qualidade e bem-estar.




A Associação Bandeira Azul da Europa – ABAE – atribuiu este galardão para o ano de 2008 às seguintes praias do Grande Areal, costa atlântica pertencente ao Município de Almada, que se prolonga por mais de vinte quilómetros entre a Trafaria e a Fonte da Telha:


Mata
Cabana do Pescador
Rei
Sereia (Waikiki)


E este ano com as entradas das praias da zona “Frente Praias”:

Tarquínio/Paraíso
CDS



Este ano o Programa Bandeira Azul 2009 elegeu, como tema central das actividades de educação ambiental, as Energias Renováveis aplicadas às Praias e Marinas. Pretende-se, assim, alertar para o aumento das emissões de gases com efeito de estufa e para a necessidade de redução destas emissões. É fundamental a promoção da utilização das energias renováveis, alterando os nossos comportamentos, e, assim, contribuir para um planeta sustentável, o que constitui o principal desafio a nível mundial para o século XXI.

Etiquetas: , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?