Partilhar
sábado, maio 16, 2009

portugal e brasil, tradição comum

Em 1 de Novembro de 2005, já lá vão quase quatro anos publicámos na Oficina das Ideias um texto alusivo à tradição do Dia de Todos-os-Santos em Portugal que começava assim:

O Pão-por-Deus
As nossas crianças, os meus netos, os miúdos da cidade nunca conheceram a magia do "Pão-por-Deus" que fazia andar bandos de crianças no dia 1 de Novembro, dia de Todos-os-Santos, de porta em porta, de vizinho em vizinho, pedindo figos, nozes e outras guloseimas.
_Ó Vizinha, dê o “Pão-por-Deus!


Ler o restante…


Qual não foi a surpresa [e satisfação confesso] quando recentemente recebemos este comentário da querida Amiga Angelina, professora em Santa Catarina, no Brasil:

Aqui no Brasil esta tradição cultural, trazida pelos imigrantes açorianos, passou a ser utilizada entre os enamorados para pedir amor.
A pureza destes costumes dava a vida simples do nosso povo, o mais belo dos encantos, com o envio do Pão-por-Deus. Esta comunicação singela e romântica em forma de mensagens de amor, simpatia e amizade era escritas em lindos papéis rendilhados, coloridos, em forma de coração, ou de acordo com a sensibilidade artística de cada um.
Hoje, como professora de Língua Portuguesa, busco resgatar junto aos meus alunos um pouco desta cultura.

Respondemos assim:

Querida Angelina
Belo trabalho que estás a realizar na defesa do património imaterial das gentes dos nossos países.
Gostaria muito de ter acesso a um desses lindos papéis rendilhados, nem que fosse uma imagem.
Espero receber mais saberes sobre a tua actividade.

E aí está a resposta da nossa querida Amiga Angelina que muito vem enriquecer o nosso saber sobre tão interessante tema do nosso património imaterial comum:

“Em uma pesquisa feita por meus alunos eles gravaram as seguintes frases, que ouviram das pessoas que viveram esta tradição:

“Primeiro eu chegava até a pessoa fazia um versinho com o nome dela e pedia (de boca mesmo). Esperava uma semana, se ela não correspondesse eu fazia o coração e mandava pedir novamente”. (moradora de Imaruí, 76 anos).

“O pão por Deus tinha formato de coração. O coração era rendado e no papel de seda, colorido. Dentro tinha quadrinhas amorosas que mandavam para os namorados, padrinhos.” (moradora de Laguna, 65 anos)

Também conseguimos resgatar alguns versos:

"Lá vai meu coração
Que agora não posso ir
Neste rendilhado papel
Pão-por-Deus mando pedir".

"Lá vai meu coração
No carro do tio Silvério
Vai encontrar com Renato
O meu amor eterno".

"Lá vai meu Pão-por-Deus
Nas asas de uma andorinha
Vai pedir o Pão-por-Deus
A minha amada Belinha".

"Eu mando este Pão-por-Deus
Me lembrei da tradição
Está gravado o teu nome
No fundo do meu coração".

Obrigado querida Angelina por tão interessante partilha.

CONTINUEMOS….

Etiquetas: , ,


Comments:
Nos meus tempos de meninice, o dia 1 de Novembro, dia de todos os Santos, para mim, nessa altura, dia do pão por Deus, era um acontecimento importante na minha vida. Era o dia em que chegava a casa com uma saca de pano cheiinha de tudo quanto eu não tinha nos outros dias do ano! Bolos, merendeiras, rebuçados, chocolates, nozes, figos secos, chupas, enfim, tudo aquilo que perfaz o delírio de uma criança que pouco tinha! E dinheiro! Claro! Dinheiro, com o qual comprava depois ainda mais guloseimas! Além de tudo isto, havia a camaradagem, o grupo que se unia com o mesmo fim. Encher a saca o mais que fosse possível! Lá íamos proferindo rua fora e em uníssono: "Ó tia dá bolinho?" E se alguém má cara fazia, retorquíamos: "Se não leva com uma cavaca no focinho!" Parece mal, mas fazia-me rir!... Criança é mesmo assim - irreverente...
 
Querida Milu

Mais um testemunho tão bonito que vem acrescentar saber ao meu interesse pelas tradições.
Quando chegar o próximo 1 de Novembro... e depois o São Martinho ali tão perto tenho muito com que enriquecer o meu escrito.

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?